Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Apagão e encontro de Lula com Ahmadinejad são notícias mais lembradas de novembro, diz CNI/Ibope

Apesar do crescimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na pesquisa CNI/Ibope para as eleições de 2010, a notícia mais lembrada pelos brasileiros em novembro deste ano foi o apagão no setor elétrico que deixou 18 Estados sem luz --atribuído pela oposição à gestão da petista e do ministro Edison Lobão (PMDB) no Ministério de Minas e Energia.


Segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados responderam que as informações sobre o blecaute ocorrido em novembro foram as mais lembradas pelos eleitores nesta edição da pesquisa.

O ministério esteve sob o comando de Dilma até o final de 2005, depois a pasta passou para o comando do PMDB.

O segundo tema mais lembrado pelos eleitores em novembro foi o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad (11%) --assunto também com percepção negativa para o governo. Amauri Teixeira, consultor da MCI (empresa responsável pela elaboração da pesquisa), disse que os dois assuntos negativos lembrados pela população também não produziram efeitos na avaliação do governo federal e do presidente Lula, que tiveram crescimento em novembro.

'É importante observar que não foram assuntos de maneira positiva para o governo, mas não impactaram na imagem nem do governo, nem do presidente', disse Teixeira.

Somente 3% dos eleitores lembraram da pré-candidatura da ministra ao Palácio do Planalto e 4% mencionaram o lançamento do filme:'Lula, o Filho do Brasil' --criticado pela oposição por ter ocorrido em ano pré-eleitoral, o que poderia beneficiar a candidata apoiada por Lula.

As viagens do presidente (7%, a crise financeira internacional (5%), a exploração do petróleo na camada pré-sal (5%) e a redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) em produtos como geladeira e máquinas de lavar (5%) foram mais mencionados que o filme de Lula e a pré-candidatura de Dilma.

A pesquisa pede que cada um dos eleitores mencione dois assuntos mais lembrados por eles durante o mês da sondagem, o que permite listar os temas mais mencionados durante os questionamentos.

Avaliação

Segundo a pesquisa, o governo Lula foi avaliado de forma positiva por 72% dos brasileiros, contra 69% que manifestaram a mesma posição em setembro deste ano. Foi o melhor índice registrado pelo governo Lula em 2009, só perdendo para dezembro do ano passado, quando o governo do petista recebeu avaliação positiva de 73% dos entrevistados.

Outros 21% avaliaram o governo Lula como regular em dezembro, e 6% como ruim ou péssimo.

A aprovação do presidente Lula também subiu em dezembro, registrando avaliação positiva por 83% dos entrevistados. Em junho, última edição da pesquisa, o índice de aprovação do presidente era de 81%. Este mês, 14% disseram desaprovar o governo Lula, e 2% não responderam. Na pesquisa anterior, ele era desaprovado por 17% dos brasileiros.

No que diz respeito à Dilma, a ministra se consolidou em segundo lugar na disputa. Na pesquisa anterior, em setembro, Dilma estava empatada tecnicamente com o deputado Ciro Gomes (PSb-CE), pré-candidato do PSB à presidência.

Agora, Dilma recebeu 17% das intenções de voto, enquanto Ciro recebeu 13% --numa vantagem da petista sobre o candidato do PSB. A senadora Marina Silva (PT-AC) aparece em quarto lugar na disputa, com 6% dos votos em novembro. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida com 38% das intenções de voto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet