Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Brasil

Vídeo desmente versão da PM para desocupação de fazenda em MS, diz Procuradoria

Uma gravação entregue por indígenas ao Ministério Público Federal mostra a ação da Polícia Militar na desocupação da fazenda Querência São José, em Dois Irmãos do Buriti, no sudoeste do Mato Grosso do Sul, em 19 de novembro.


Segundo a Procuradoria, o vídeo desmente a versão da PM para a desocupação. O Ministério Público pediu abertura de inquérito à Polícia Federal para apurar o caso.

O áudio, gravado por indígenas da Terra Indígena Buriti, revelaria uma conversa entre um grupo de fazendeiros e índios, em que os primeiros afirmam que, "se não houver desocupação, haverá embate".

O Ministério Público diz que o vídeo mostra a tropa de choque da PM avançando pelo terreno, em direção aos indígenas, seguida pelos fazendeiros. A ação resultou em pelo menos dois índios feridos e na desocupação da fazenda.

Os índios afirmam que foram impedidos de levar pertences pessoais e utensílios domésticos. Eles ocuparam a fazenda por 32 dias, antes de serem desalojados.

O material foi encaminhado à Polícia Federal para ser incorporado ao inquérito que investiga outra ação da PM, ocorrida em 20 de outubro. Naquele dia, os indígenas da Terra Indígena Buriti resistiram a uma tentativa de desocupação da área pela PM, quando dois deles foram atingidos com artefatos de borracha.

Para o Ministério Público, as gravações desmentem nota da PM, que afirmou que a ação em 19 de novembro era para "evitar qualquer animosidade dos produtores rurais contra os indígenas" e que a fazenda teria sido desocupada porque os indígenas ficaram "assustados".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet