Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Pais prestam serviço em escolas para pagar dívidas em Pernambuco

De cada três alunos de escolas particulares, um está com a mensalidade atrasada. Preocupadas com a situação, escolas de Pernambuco criaram uma maneira de quitar as dívidas, mesmo sem ter dinheiro.


De acordo com os sindicatos dos estabelecimentos particulares de ensino, a inadimplência chega aos 30% em alguns estados do Brasil. É o caso de Pernambuco. No estado, Defensoria Pública, Procon e escolas fazem um mutirão para negociar a dívida com os pais.

"Ao se comprometer a participar do mutirão, a escola se obriga a dar uma condição mais favorável para a negociação: redução da multa de 2%, juros, correção monetária, parcelamento e até aceitar a troca por serviços ou por bens", diz Neildo Alves Morepe.

Para ajustar as contas, dos dois lados, os pais também apresentaram algumas sugestões. Uma delas, bem criativa: pagar as mensalidades escolares com prestação de serviços. Foi o que aconteceu com o encanador Amauri França Bezerra. Para não tirar a filha da escola, ele recuperou todo o sistema hidráulico da unidade.

"Todo mundo sai ganhando. Ganha o pai do aluno, que tem uma oportunidade de quitar o débito em condições mais favoráveis. E ganham as escolas, que recebem o dinheiro", diz o coordenador do Procon-PE, José Rangel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet