Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Volume de chuva em regiões do PR foi mais do que o dobro do normal em janeiro

O Paraná fechou o mês de janeiro com um volume de chuva muito acima da média. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Tarcísio Valentin da Costa, no leste e no nordeste do Estado a quantidade de chuvas superou o dobro do que é normal para o período. As chuvas que atingiram o Estado entre a noite de sexta (29) e a madrugada de sábado causaram cinco mortes. 


Chuvas causam estragos na cidade de Sengés (PR); cinco pessoas morreram
"Tivemos, por exemplo, aqui no setor leste, Curitiba, com precipitações que chegaram a 362 milímetros (mm), enquanto a média é 165 mm. No litoral, onde a média é 300 mm, choveu 712 mm [cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado]. Então foram chuvas bastante expressivas, há locais em que passou do dobro."

Segundo o meteorologista, a previsão para os próximos dias é de que o tempo continue instável, com dias típicos de verão. Os dias devem permanecer abafados e com temperaturas elevadas, com pancadas de chuvas no final do dia.

A Defesa Civil do estado recomenda atenção às pessoas que moram em áreas próximas às encostas, para que tenham condições de deixar esses locais se houver risco de desabamento ou deslizamentos.

Vítimas

Equipes de resgate localizaram na manhã desta segunda o corpo de um homem no rio que passa na cidade de Sengés (PR), na divisa com São Paulo.

As outras quatro mortes já haviam sido confirmadas, também em Sengés. Balanço da Defesa Civil divulgado hoje registra também 18.343 pessoas afetadas em 20 cidades paranaenses. Dessas, 2.653 pessoas estão desalojados (estão em casas de amigos e parentes) e 1.303 desabrigados (dependem de abrigos públicos).

Também há registro de 12 pessoas foram feridas em decorrência das chuvas no Estado, além de 1.207 casas danificadas e 98 casas destruídas em todo o Estado.

Segundo a Defesa Civil, parte das ligações elétricas foram restabelecidas e as operadoras de telefone Vivo e Oi voltaram a operar normalmente. A telefonia fixa ainda não está funcionando, mas deve ser restabelecida ainda hoje.

O município vai racionar o combustível para que as equipes de reconstrução possam trabalhar enquanto não há reabastecimento dos postos. Sengés permanece isolada devido à crateras na rodovia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet