Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Calçada na região do Morumbi vira depósito de entulho

Uma esquina da Favela de Paraisópolis, na região do Morumbi, Zona Sul da capital paulista, virou depósito de restos de construção e de lixo. Há tanto entulho no local que a calçada desaparece. Os flagrantes foram gravados neste fim de semana, depois de uma denúncia recebida pela reportagem do SPTV. Grande parte do entulho vem de uma obra perto da esquina.


Quando a calçada vira depósito de lixo, o único jeito é andar no meio da rua. Os jovens passam e desviam da montanha de entulho. Pouco tempo depois, um rapaz descarrega uma lata de tinta cheia de sobras de construção, e vai embora tranquilamente. Em seguida, aparece outro operário, traz ainda mais entulho e esvazia o carrinho. A esquina do entulho chama a atenção das crianças. Mas elas nada podem diante de tanta indiferença dos adultos.

De volta ao local nesta segunda-feira (15), era possível ver uma grande mancha de areia que cobria a Rua José Carlos de Toledo Piza. São as marcas do enorme monte de entulho que, diz a Associação de Moradores de Paraisópolis, foi retirado pela Prefeitura no fim de semana. A rua agora está mais limpa, os carros podem estacionar e as pessoas, andar livremente. Mas o problema no bairro de Paraisópolis está longe de ser resolvido. Basta alguns passos e mais entulho é visto no meio da rua. E, do outro lado, a calçada virou depósito de material de construção.

Em frente às pilhas de tijolos que impedem a passagem dos pedestres fica uma loja de materiais de construção. As imagens feitas pelos produtores do SPTV mostram que é de uma loja que saía o entulho jogado na rua. Um encarregado da loja disse que ninguém dali jogou o material na rua. Um pedreiro que trabalha na obra dentro da loja também negou que os funcionários joguem entulho na rua.

Durante a manhã, o motorista do caminhão da Prefeitura que recolhe o entulho passou pelo bairro. Para ele, só o aumento da fiscalização pode intimidar quem joga entulho na rua. A Subprefeitura do Campo Limpo disse que desconhecia a denúncia e que agora vai tomar as providências necessárias para impedir novos despejos de entulho no local. A capital paulista gasta mais de R$ 20 milhões por mês só para retirar pilhas de entulho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet