Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

São Paulo tem cerca de 80 pessoas "esquecidas" em hospitais

Hospitais do Estado de São Paulo abrigam cerca de 80 pessoas sem identificação. Muitos dos pacientes estão em estado grave e não têm condições de fornecer seus dados ou o paradeiro de suas famílias. Outros possuem problemas mentais e não portavam documentos no momento em que foram atendidos.


A Secretaria Estadual de Saúde mantém um banco de pacientes não identificados. Até a última sexta-feira (26), ele contava com 78 cadastros. O banco de dados foi criado a partir de resolução do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, de dezembro de 2005, para facilitar a busca de parentes por familiares desaparecidos. A resolução estabelece normas para que os hospitais enviem dados para serem incluídos no banco, disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde.

O banco de dados recebe informações de pacientes internados em hospitais públicos e privados. Os dados só podem ser enviados 48 horas após a internação do paciente. Para poder fazer parte, é necessário que o administrador envie uma foto do paciente com informações como endereço do hospital, telefone, e-mail, nome do responsável e características físicas tais como sexo, cor da pele, dos cabelos, olhos, altura e peso. Também é necessário detalhar em que local a pessoa foi socorrida.

A Secretaria de Saúde disponibiliza o e-mail naoidentificado@saude.sp.gov.br para receber os dados. Eles também podem ser enviados para o endereço da secretaria, na avenida doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 188 - 7º andar, CEP 05403-000, São Paulo, SP.

Os familiares que identificarem algum parente devem entrar em contato com o hospital em que ele está e levar documentação que comprove a identificação da pessoa internada. Em caso de perda de documentos, é necessário providenciar a segunda via ou recorrer a meios judiciais para comprovar o parentesco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet