Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Kindle não é concorrente do iPod, diz diretor-executivo da Amazon

Fino, com recurso de comunicação sem fio, alto-falantes embutidos e um imenso mercado on-line a um clique de distância, o Kindle 2, da Amazon, poderia ser visto como um aparelho matador, talvez até capaz de superar o iPod.


Mas não é o caso, diz o presidente-executivo da Amazon.com, Jeff Bezos. O Kindle é voltado para leitura, e apenas isso.

"Nosso foco realmente é o de produzir o melhor aparelho de leitura eletrônica... para livros, revistas, jornais e blogs", disse Bezos em entrevista à Reuters.

A mais recente versão do aparelho, à venda por US$ 360, foi introduzida nesta segunda-feira (9) na Morgan Library, em Nova York.

Nas semanas que antecederam a estreia da nova versão, havia especulações sobre a possibilidade de que a Amazon acrescentasse recursos multimídia adicionais ou reduzisse o custo do aparelho.

O novo Kindle permite que os usuários naveguem sem fio pela internet e ouçam algumas formas de música digital, além de verem fotos em sua tela em branco e preto. Mas a Apple, que criou ou iPod, pode ficar sem se preocupar, segundo Bezos.



Foco na leitura

"Não é esse o foco do aparelho. Não é essa a sua ênfase. O verdadeiro foco é a leitura", disse ele. "É um aparelho de leitura."

O Kindle representa uma pequena proporção dos negócios de varejo da Amazon, mas atrai forte interesse de todos os quadrantes --de investidores a sites de tecnologia na web. O novo Kindle "é mais fino, mais rápido, mais definido, tem baterias de maior duração e é capaz de armazenar 1,5 mil livros", informa a empresa.

Lançado originalmente em novembro de 2007, o Kindle vem vendendo toda sua produção desde a estréia, no que Bezos define como "um problema de alta qualidade".

"Tivemos muito mais demanda do que antecipávamos ou mesmo esperávamos, o que significa que passamos duas temporadas de festas com estoques zerados, o que não é uma boa idéia", disse ele, complementando o comentário com a risada alegre que o caracteriza.

O novo Kindle tem menos de um centímetro de espessura e é do tamanho de uma revista pequena, com tela de seis polegadas.

O preço do Kindle, US$ 2,4 mais barato que o principal rival, o Sony Reader, ainda está US$ 100 acima de celulares inteligentes que podem armazenar livros digitais, mas é o mesmo que a versão de estréia do produto e não está longe de netbooks que podem navegar pela Web e também podem guardar livros.

"Não conseguimos deixá-lo mais barato", disse ele. "Ele tem o recurso sofisticado de comunicação sem fio EV-DO, tem a tela de papel eletrônico mais sofisticada e um processador muito rápido. Simplesmente não é possível fazer o aparelho mais barato."

"Estamos totalmente focados em leitura", disse Bezos. "Não temos planos ou intenções de fazer outros tipos de aparelhos. Realmente estamos focados nisso."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet