Fino, com recurso de comunicação sem fio, alto-falantes embutidos e um imenso mercado on-line a um clique de distância, o Kindle 2, da Amazon, poderia ser visto como um aparelho matador, talvez até capaz de superar o iPod.
Mas não é o caso, diz o presidente-executivo da Amazon.com, Jeff Bezos. O Kindle é voltado para leitura, e apenas isso.
"Nosso foco realmente é o de produzir o melhor aparelho de leitura eletrônica... para livros, revistas, jornais e blogs", disse Bezos em entrevista à Reuters.
A mais recente versão do aparelho, à venda por US$ 360, foi introduzida nesta segunda-feira (9) na Morgan Library, em Nova York.
Nas semanas que antecederam a estreia da nova versão, havia especulações sobre a possibilidade de que a Amazon acrescentasse recursos multimídia adicionais ou reduzisse o custo do aparelho.
O novo Kindle permite que os usuários naveguem sem fio pela internet e ouçam algumas formas de música digital, além de verem fotos em sua tela em branco e preto. Mas a Apple, que criou ou iPod, pode ficar sem se preocupar, segundo Bezos.
Foco na leitura
"Não é esse o foco do aparelho. Não é essa a sua ênfase. O verdadeiro foco é a leitura", disse ele. "É um aparelho de leitura."
O Kindle representa uma pequena proporção dos negócios de varejo da Amazon, mas atrai forte interesse de todos os quadrantes --de investidores a sites de tecnologia na web. O novo Kindle "é mais fino, mais rápido, mais definido, tem baterias de maior duração e é capaz de armazenar 1,5 mil livros", informa a empresa.
Lançado originalmente em novembro de 2007, o Kindle vem vendendo toda sua produção desde a estréia, no que Bezos define como "um problema de alta qualidade".
"Tivemos muito mais demanda do que antecipávamos ou mesmo esperávamos, o que significa que passamos duas temporadas de festas com estoques zerados, o que não é uma boa idéia", disse ele, complementando o comentário com a risada alegre que o caracteriza.
O novo Kindle tem menos de um centímetro de espessura e é do tamanho de uma revista pequena, com tela de seis polegadas.
O preço do Kindle, US$ 2,4 mais barato que o principal rival, o Sony Reader, ainda está US$ 100 acima de celulares inteligentes que podem armazenar livros digitais, mas é o mesmo que a versão de estréia do produto e não está longe de netbooks que podem navegar pela Web e também podem guardar livros.
"Não conseguimos deixá-lo mais barato", disse ele. "Ele tem o recurso sofisticado de comunicação sem fio EV-DO, tem a tela de papel eletrônico mais sofisticada e um processador muito rápido. Simplesmente não é possível fazer o aparelho mais barato."
"Estamos totalmente focados em leitura", disse Bezos. "Não temos planos ou intenções de fazer outros tipos de aparelhos. Realmente estamos focados nisso."