Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Cidades

rondonópolis

Servidores invadem Câmara e pedem apoio aos vereadores

Foto: Rivian Dias

Servidores invadem Câmara e pedem apoio aos vereadores
Um grande número de servidores públicos municipais lotaram na tarde desta quarta-feira a sessão legislativa da Câmara Municipal de Rondonópolis. O funcionalismo que cumpre paralisação de três dias pelo aumento salarial de 16% compareceu em peso para pedir apoio aos parlamentares e manifestar a posição da categoria diante da proposta de 2% de aumento oferecida pelo prefeito José Carlos do Pátio.


Cada um dos vereadores, durante o tempo na tribuna livre, manifestou apoio aos manifestantes. O vereador Manoel da Silva Neto, líder do PMDB na Câmara, defendeu o manifesto e afirmou que a administração terá responsabilidade nas negociações. Mediante a pressão dos servidores para que o prefeito agendasse uma reunião ainda nesta semana, o parlamentar sugeriu ele mesmo solicitar ausência do plenário para ir até a prefeitura falar com Zé do Pátio.

A saída não foi necessária. Em contatos telefônicos, o prefeito anunciou que vai se reunir com a categoria nesta sexta-feira, às 10h, na prefeitura. Nesta quinta, a reunião será entre diretores de escolas municipais e a secretária municipal de Educação, Marilda Rufino. Na sexta o prefeito também quer se reunir com os vereadores, às 9 horas. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Rondonópolis (Sispmur), Rubens Paulo, alertou que se a reunião não acontecer, os servidores irão parar por mais um dia.

Outros vereadores da bancada governista também demonstraram apoio aos servidores. Adonias Fernandes e Mariuva Valentin Chaves afirmaram que estão em defesa da categoria. Apesar de ter sido vaiado, Adonias reiterou que vai lutar junto com o funcionalismo pelas reivindicações. Mariuva afirmou que “levantou” a bandeira dos servidores na época do ex-prefeito Adilton Sachetti e também está “levantando” agora.

Acusada de ter feito uma lista com nomes de servidores que participam da paralisação para possível retaliação, a vereadora Mariuva saiu em sua defesa. Já fora do plenário, diante dos servidores, subiu em uma cadeira e desmentiu a informação levantada minutos antes. “Não tem lista de servidor nenhum, nunca fiz esse tipo de lista”, afirmou.

Defesa

As justificativas da administração municipal para não discutir o aumento de 16% foram apresentadas em forma de panfletos durante a sessão legislativa. Com o título “Você sabia...”, o panfleto apresenta dados sobre o aumento salarial de algumas categorias, a reposição da inflação, a criação do Departamento de Perícia Médica, a herança de seis parcelamentos de dívidas antigas que a administração atual está quitando, a legalização do Consed e Condef, o direito ao plano-médico hospitalar Serv-Saúde para os trabalhadores da Coder, entre outras conquistas de um ano e quatro meses de governo, segundo o panfleto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet