Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Equipe da prefeitura faz trabalho de conscientização dos caminhoneiros

Durante a tarde desta terça-feira (19) a Secretaria de Promoção e Assistência Social, sobre o comando da gestora Neuma de Morais, deu continuidade a programação da Semana Municipal contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou um mutirão na região do Distrito Industrial, próximo a empresa ADM, para conscientizar a população local sobre o combate a esta violência. O principal foco foi os motoristas de caminhão.


Cada caminhoneiro recebeu das mãos das assistentes sociais, das educadoras e das psicólogas, panfletos educativos com explicações sobre o combate ao abuso e violência contra menores. O material traz dados sobre a diferença entre abuso, violência e exploração sexual e a necessidade de combater esse problema.

A coordenadora do Creas, Adélia Fontoura, destaca a importância da ação e explica que milhares de crianças e adolescentes são obrigados a conviver quase que diariamente, com a violência sexual. “Por isso a necessidade de realizarmos essa abordagem. Como os motoristas viajam por todo o país e estão vulneráveis a este tipo de situação, decidimos conscientizá-los em primeiro lugar”, enfatiza.

Ainda segundo a coordenadora do Creas, atos como esse geram danos irreparáveis por toda uma vida, prejudicando na maioria das vezes a formação física psíquica, social e moral. Ela ressalta ainda que o que mais preocupa, é que em muitos casos os abusos partem de dentro do próprio lar.

Comerciante há quatro anos no Distrito Industrial, seu Aristides Gonçalves diz que é comum ver esse tipo de violência pelo local. “A gente vê, mas muitas vezes não tem como denunciar. Agora com essa parceria do município acho que vamos ter resultados”, declara.

Para o caminhoneiro Leonildo Navarini, com 34 anos de profissão, o trabalho da secretaria é indispensável. “Como pai acho que todo lugar deveria ter essas abordagens, sempre. Não só nessas campanhas”, ressalta. A equipe do Creas prossegue com o trabalho de mobilização nas transportadoras e escolas até sexta-feira (22).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet