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Quinta-feira, 04 de julho de 2024

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Com apenas 67% das obras prontas e custo de R$ 19 mi, viaduto da Dom Orlando Chaves passa por reparos

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Com apenas 67% das obras prontas e custo de R$ 19 mi, viaduto da Dom Orlando Chaves passa por reparos
As obras de reparo do viaduto da Dom Orlando Chaves, localizado em Várzea Grande, foram finalizadas pela construtora Sanches Tripoloni, responsável pela obra. A estrutura, com custo de R$ 19 mi, estava parcialmente bloqueada para que fosse executada a instalação dos elastômeros nas juntas de dilatação do elevado. Porém, o que chama a atenção é o fato de que o elevado ainda está com apenas 67% dos serviços finalizados.


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O reparo foi executado para assegurar à estrutura a sua longevidade, de acordo com o Gabinete de Projetos Estratégicos (GPE). A junta de dilatação é a separação física entre duas partes de uma estrutura, que permite que ambas possam se movimentar sem que haja transmissão de esforço entre elas. Já o elastômero é um polímero que apresenta propriedades “elásticas”, que ajuda a proteger a junta aumentando a durabilidade da estrutura de concreto.
 
As obras do Complexo da FEB é constituída da construção do viaduto, adequação de rotatória na avenida Dom Orlando Chaves, recuperação de pista e rotatórias da avenida Miguel Sutil, trecho da avenida da FEB, até a rotatória Ciríaco Cândia. Os serviços custarão R$ 19.228.805,79 e até o momento foram pagos R$ 12.898.101,12.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), ainda faltam os seguintes serviços para serem executados: Regularização de serviços já executados; Realização de Acabamentos; Correções de não conformidades; Medição Final; Recebimento Provisório e Definitivo.
 
Recentemente o Olhar Direto noticiou sobre os problemas detectados no elevado. O laudo emitido pela empresa LSE Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda detectou diversas falhas no elevado, entre eles, problemas na junta de dilatação e rachaduras no asfalto. Vale lembrar que ele está liberado para trânsito desde junho de 2014, mas só foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.
 
Projeto era outro
 
Durante a audiência pública, realizada na última segunda-feira (09), o secretário extraordinário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, informou que o projeto inicial do viaduto da Dom Orlando Chaves era outro. No início, estava prevista uma trincheira no local para que houvesse um melhor fluxo de veículos, o que não aconteceu.
 
A obra
 
O viaduto da Dom Orlando Chaves está aberto para trânsito desde o dia 11 de junho e custou R$ 19,2 milhões aos cofres públicos. O investimento foi feito através de uma parceria do Governo do Estado com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Um problema com um espécie de lago que fica no local, chegou a atrapalhar as obras. 
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