Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

greve dos ônibus

Usuários do transportes público denunciam descumprimento de ordem de manutenção da frota de ônibus

Usuários do transportes público denunciam descumprimento de ordem de manutenção da frota de ônibus
Em decorrência da greve do transporte público, centenas de usuários do sistema sofreram prejuízos nesta manhã, 28, sem que pudessem se deslocar para os seus locais de trabalho.  A denúncia é de que a determinação judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) que determina a manutenção de 70% da frota rodando não vem sendo cumprida.  

 
Leia Mais:
Cobrando reajuste salarial, motoristas de ônibus param os serviços a partir de quinta-feira

Nesta quinta-feira, os motoristas que atuam nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande cruzaram os braços. A principal reivindicação é quanto a melhorias salariais para a categoria que exige um salário no valor de R$ 2 mil. Diariamente, cerca de 400 mil pessoas nas duas cidades utilizam o transporte público.
 
Por mais de 20 minutos, a estudante Vanessa Silva, moradora do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, aguardou sem sucesso que a ordem judicial fosse cumprida. ‘Deixei meu irmão na escola e fui para o ponto de ônibus por volta de 6h50. Esperei um tempão e nada”, reclama. Para poder se deslocar para a região central de Cuiabá, Vanessa utiliza os carros da empresa Pantanal Transportes. “Sempre pego o 320 ou o 301, mas hoje não apareceu nenhum deles e, nem mesmo micro”.
 
O Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em empresas de Transportes Terrestres argumenta que a ordem judicial seria cumprida, entretanto, não seria possível obrigar que nenhum dos motoristas atuasse. Trabalham na função de condutores em quatro empresas que atuam em Cuiabá e Várzea Grande, um total de 1,800 mil servidores.
Diariamente, cerca de 400 mil pessoas nas duas cidades utilizam o transporte público.
 
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Estado de Mato Grosso apresentou proposta de reajuste salarial de 8,34% aos trabalhadores do sistema do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, mas não houve acordo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet