Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Copa 2014

Fiscalização de estádios atentará para higiene, combate a incêndio, segurança e engenharia

O presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, coordenou nessa quinta-feira (22.10), em Brasília, uma das mesas redondas do "Seminário Estádios, Segurança e Condições de Uso". O assunto proporcionou debate sobre padronização e condições mínimas de funcionamento dos estádios de futebol, que garantem segurança e conforto aos apaixonados pelo futebol, em estádios com capacidade acima de 10 mil torcedores. As arenas deverão apresentar quatro laudos para abrigar as partidas: higiene, combate a incêndio, segurança e engenharia.


De acordo com o diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, o objetivo é padronizar documentos e procedimentos nas quatro áreas, para atender plenamente o Estatuto do Torcedor. "Cerca de 600 estádios serão avaliados no Brasil", explicou. "A nossa meta é, em dois anos, atingirmos 80% deles".

Tarciso Bassan afirmou que o Crea-MT fez questão de estar presente para trazer a Cuiabá essas discussões e incluí-las nos preparativos da Copa 2014. "O objetivo é garantir segurança à sociedade pela realização dos laudos técnicos dos estádios. Além da segurança estrutural iremos avaliar condições de funcionamento elétrico, hidráulico, além da adequação da nova legislação brasileira de acessibilidade". Segundo ele, esses laudos devem ser feitos juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

O engenheiro do Ministério do Esporte, Ivan Mello, complementou que a discussão sobre os laudos foi muito produtiva, porque foi uma oportunidade de os participantes esclarecerem dúvidas e fazerem sugestões. "Eles irão se tornar multiplicadores em seus estados", disse. "Outro assunto que é relevante, e não podemos esquecer, é que todas as medidas também irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas arenas de futebol", acrescentou.

Para a representante da Vigilância Sanitária, Ita Cunha, que participou da mesa "Procedimentos para aos Laudos Técnicos de Segurança, de Combate a Incêndios e de Higiene", é um grande avanço poder reunir representantes das instituições responsáveis pelos laudos.

"O objetivo da vigilância sanitária é prevenir e eliminar os riscos à saúde pública, proporcionando a fiscalização dos ambientes em que estão os alimentos, bebidas, medicamentos e serviço de atendimento médico, que servem aos torcedores. Os laudos irão resgatar a dignidade do torcedor e proporcionar que voltem aos estádios", explico Ita.

Já durante a mesa redonda "Procedimentos para Laudo de Vistoria e de Engenharia e Relatório e Inspeção de Estádios da CBF", o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e representante do Departamento de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marcos Marinho, disse que a entidade já faz o controle de laudos de 160 estádios. "Sugiro que as outras federações estaduais criem uma divisão para controlar os laudos dos estádios. Isso organizará a emissão dos documentos", recomendou.

Participaram do evento representantes dos maiores clubes de futebol do Brasil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária, dos Conselhos Regionais de Engenharia (Creas) de vários estados brasileiros, além de membros de torcidas organizadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet