Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Economia

HISTÓRICO

Estado ganha aval para vender dívida e antecipará débito em 9 anos

10 Mai 2011 - 11:15

De Brasília - Vinicius Tavares / Da Redação - Alline Marques

Foto: Reprodução

Estado ganha aval para vender dívida e antecipará débito em 9 anos
O Estado de Mato Grosso recebeu o aval da Secretaria de Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, para renegociar sua dívida com bancos privados. A informação foi dada pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, em reunião nesta manhã (10), em Brasília, com o governador Silval Barbosa (PMDB) e comitiva de secretários estaduais.


“Demos um grande passo hoje para que o Estado possa reduzir os juros sobre juros que são cobrados do governo, para que tenhamos mais recursos para investir na infraestrutura e na área social do Estado”, comemorou Silval, que esteve acompanhado do secretário adjunto da Casa Civil, Vivaldo Lopes, e do presidente da Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes.

Com essa manobra financeira, avalizada pelo Ministério da Fazenda, o governador acredita que poderá antecipar o pagamento da dívida em nove anos, já que a última renegociação feita em 1998 venceria em 2027. “Com a redução dos juros vamos diminuir o valor devido e reduzir o prazo para o pagamento. Esteramos quitar essa dívida até 2018”, informou.

Vivaldo Lopes calcula que o Estado possa economizar com a equalização cerca de R$ 500 milhões por ano, valores que deverão ser reinvestidos em áreas consideradas prioritárias. De acordo com o secretário, a dívida do Estado aumenta em média de 10 a 20% ao ano.

“Desde que a União renegociou os débitos dos Estados, em 1998, com juros de 6% ao ano mais IGPDI (Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna), o montante devido pelo Estado cresceu 18% ao ano. Teremos uma economia de R$ 500 milhões ao ano”, explicou.

Eder Moraes foi quem deu início à discussão sobre a reestruturação da dívida desde 2008, quando ainda estava na Secretaria de Estado de Fazendo (Sefaz) e deu continuidade ao projeto na Casa Civil, agora com a conquista, o presidente da Agecopa comemorou. "É um dia histórico", finalizou.

Mais informações em instantes. Atualizada às 13h30
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet