Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Equipe técnica da Sicme orienta grupo de Aripuanã

A presidente da Câmara Municipal de Aripuanã, município a 1.002 quilômetros de Cuiabá, Seluir Peixir e um grupo de vereadores se reuniram nesta segunda-feira (02.03), com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf para cobrar uma posição do Governo do Estado sobre os investimentos do Grupo Votorantim na região. “Ainda durante a reunião fizemos contato com o diretor executivo do Grupo que ficou de passar o cronograma de investimentos para a região. A expectativa é que tenhamos este retorno até o fim da tarde”, explicou Nadaf.


Eles também solicitaram a articulação do secretário junto ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) e outras entidades para aumentar o número de cursos de qualificação oferecidos no município. “Um profissional qualificado tem mais oportunidade de emprego e com isso gera mais renda para o município e melhora a qualidade de vida da população. Este é nosso principal objetivo”, diz Seluir.

Com 25 mil habitantes, Aripuanã tem a economia voltada para a indústria e comércio. De acordo com os vereadores há muitas pequenas indústrias de transformação na região. Nadaf sugeriu que o município crie uma secretaria de Indústria, Comércio, Bens e Serviços para fomentar estes setores e, especialmente para buscar novos investimento para a região.

A equipe técnica da Sicme aproveitou para divulgar os serviços oferecidos tanto pela secretaria, como também pelas vinculadas como o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT), Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), MT Gás, MT Fomento e Metamat. Nadaf falou ainda sobre os programas como Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) e Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic).

O turismo também movimenta bastante Aripuanã que possui vegetação densa e fartura de peixes no rio Aripuanã. As cachoeiras de Andorinhas e Dardanellos são pontos turísticos imperdíveis para quem visita a região. Possui balneários para banho e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também. Vale ressaltar ainda que foi ponto de desbravamento na década de 40 pelo Projeto Rondon.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet