Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Audiência Pública vai debater proibição de alimentos prejudiciais à saúde nas escolas

Hoje (04.05), às 14h, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Conselho Estadual de Educação (CEE) irão promover uma audiência pública para discutir a proibição da comercialização de alimentos prejudiciais à saúde nas cantinas das unidades escolares de Mato Grosso. O evento, que contará com a presença de representantes de órgãos públicos e privados, ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).


Após firmar Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com oito escolas da rede privada de Cuiabá proibindo a comercialização de determinados produtos nas cantinas, o Ministério Público quer discutir durante a audiência pública a possibilidade de ampliar a medida para todas as unidades escolares do Estado. Para isso, é necessário que o Conselho Estadual de Educação especifique e regulamente os alimentos vedados, por meio de Resolução.

Os acordos firmados com as escolas de Cuiabá tomou como base os termos da Lei Municipal 4.589/2004, que proíbe o comércio de doces, salgados fritos, cigarros, bebidas alcoólicas, pipocas industrializados, batatas e outros alimentos que contenham teores nutricionais comprovadamente nocivos à saúde. As unidades escolares que celebraram os TACs foram: Isaac Newton, Master Júnior, Coração de Jesus, São Gonçalo, Máxi, Chave do Saber, Plural Centro Educacional e Notre Dame de Lourdes. Os acordos foram firmados no segundo semestre de 2009.

Para participar da audiência pública foram convidados os seguintes órgãos e instituições: Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Cuiabá e Várzea Grande, Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Educação, Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado Conselhos Tutelares, Câmara de Dirigentes Lojista de MT, Conselho Regional de Nutrição, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, Sindicatos de trabalhadores da Educação, entre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet