Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Saresp aponta que matemática é a principal deficiência dos alunos

SP quer dar aulas de reforço para 35 mil docentes de matemática Governo de SP anuncia pagamento de bônus a mais de 176 mil professores Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) sobre as redes municipais de ensino divulgados nesta quarta-feira (26) pelo governo de São Paulo mostram que a principal deficiência dos alunos está em matemática.


Todas as séries avaliadas apresentaram um porcentual que varia entre 24% e 44% de alunos com conhecimentos insuficientes na matéria. O pior índice foi do 3º ano do ensino médio, com 42% dos estudantes com conhecimento considerado insuficiente.

Os dados foram divulgados pelo governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), e pelo secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, no Palácio dos Bandeirantes.

Sobre o desempenho ruim do ensino médio em matemática, o secretário Paulo Renato Souza afirmou que esse grupo é minoritário dentro das redes municipais de ensino. "A principal responsabilidade nesta série é do estado", disse.

Apesar disso, os dados mostram que a maior parte dos alunos do 3º ano do ensino médio teve desempenho suficiente em português (74,9%) e matemática (53,5%). O mesmo ocorre entre os alunos da 4ª a 8ª série do ensino fundamental.

Ensino fundamental


Na 2ª série do ensino fundamental, 23,8% dos alunos tiveram desempenho insuficiente em matemática. Na 4ª série essa parcela sobe para 28,9%, e na 6ª série, chega a 33,1%.

O melhor desempenho está na 2ª série do ensino fundamental, com a maior parte dos alunos com bom desempenho nas duas disciplinas.

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) avalia alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e estudantes do 3º ano do ensino médio. As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação.

O desempenho nas provas é um dos itens que compõem o indicador que serve de parâmetro para o pagamento de bônus para professores e funcionários da área no estado.

A prova do Saresp foi aplicada em 17 de novembro de 2009. No total, 582.778 alunos de 3.226 escolas de 532 cidades fizeram o exame. Uma adesão de 82,5% dos municípios do estado.

Em fevereiro, o governo divulgou dados sobre as escolas estaduais. Na 4ª série do ensino fundamental, melhorou o desempenho em português e matemática. Também houve ligeira melhora no desempenho da 8ª série do ensino fundamental. O terceiro ano do ensino médio melhorou um pouco o resultado em português, mas piorou o desempenho em matemática.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet