Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Turismo

final

Universitários degustam belezas do Terminal da Salgadeira

Universitários degustam belezas do Terminal da Salgadeira
Dezenas de estudantes universitários e do ensino básico percorreram, no último final de semana (29/30-05), trilhas e outros locais situados no entorno do Terminal Turístico da Salgadeira, balneário situado na divisa dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Os alunos ainda fizeram rapel, a típica escalada pelos barrancos e cachoeiras, deliciando-se com o que consideram 'natureza virgem'. Trata-se de um projeto do Corpo de Bombeiros, que sempre incentiva à ala estudantil dos bairros onde sedia seus polos de segurança comunitária a prática de esportes ligados ao ecoturismo, o que proporciona visitas do tipo.


"É uma das mais interessantes aulas práticas de que se tem notícia", descreve o administrador da Salgadeira, José Carlos Bazan, 'Pardal'. Conforme o ambientalista, além dessas visitas acadêmicas proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros, "projeto cultural de valor indescritível", deve-se também destacar, na Salgadeira, as presenças das unidades militares (Bombeiros e PMMT) como dispositivos da forte segurança existente naquela área. "Eles nos auxiliam bastante. Já atuamos na Salgadeira com equipes voluntárias de resgate (Águia Uno - Brasília-DF), em plantão permanente no Terminal. Mas a PM e os bombeiros sempre nos ajudam bastante, pelo que somos gratos. A natureza também agradece essa força".

Por sinal, informa 'Pardal', via parceria com a área de Saúde do Estado e Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, foi disponibilizada recentemente uma ambulância Fiat Ducato para servir especificamente ao Terminal da Salgadeira. "Será uma UTI completa, após passar por reforma completa".

A operacionalização dessa ambulância UTI na região do Terminal Turístico da Salgadeira traz maior tranquilidade, assegura o administrador, em face do alto índice de acidentes (de natureza diversa) registrados ali e nas vizinhanças. "Muitas vidas podem ser salvas se a rapidez se unir à eficiência qualificada em um eventual socorro. Uma UTI móvel oferece isto. A MT-Emanuel Pinheiro, conforme sabemos, sempre registra ocorrências que exigem agilidade técnica de resgate. Principalmente em épocas festivas, Natal, Ano Novo, Carnaval e Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Daí o fato de reforçarmos as condições de socorro às eventuais vítimas. A disponibilidade de um veículo preparado, dotado de UTI, faz muita diferença positiva. Não é fácil cobrir com segurança uma área tão extensa, sem contar outros acidentes que ocorrem mata adentro, por vezes em locais de acesso difícil. O que implica na exigência de mais recursos logísticos".

José Carlos Bazan não descarta a possibilidade de que o Terminal da Salgadeira passe a contar, em futuro breve, com uma espécie de UTI aérea, um helicóptero. "Isto pode acontecer muito antes da Copa 2014. A necessidade de um helicóptero é de imediato. Para tanto, diligências serão tomadas pela Associação de Defesa do Rio Coxipó para oficializarmos comodato com vistas à cessão de um equipamento similar. Afinal, uma aeronave de asas rotativas é importantíssima em alguns casos. Quantas e quantas vidas não seriam salvas? Este helicóptero poderia ficar baseado no próprio pátio do Terminal, daqui só decolando para vistoriar áreas sob ameaça de incêndio, ou para socorrer vítimas no seio da mata ou mesmo na rodovia e estradas vicinais do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Uma viatura aérea oferece muitas vantagens em relação à convencional, terrestre".




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet