Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

USP cai para a 122ª colocação em ranking mundial sobre conteúdo web

A Universidade de São Paulo (USP) caiu da 53ª para 122ª posição no ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, que considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico.


Devido à queda no ranking de 500 instituições, a USP perdeu a primeira colocação entre as universidades da América Latina para a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), que ficou com a 70ª colocação.

saiba mais

Conteúdo web da USP coloca universidade em 87º lugar em ranking USP é a 38ª melhor universidade do mundo, segundo pesquisa USP está entre as 200 melhores universidades do mundo Segundo o ranking, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), segunda universidade brasileira melhor colocada, passou da 143ª posição para a 239ª posição e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terceira brasileira melhor colocada, passou da 222ª para a 377ª colocação.

Publicada desde 2004, a pesquisa é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública, e é divulgada duas vezes por ano, em julho e em janeiro.

Segundo o site do Webometrics, houve um aumento no número de instituições de ensino superior analisadas para o ranking de julho. Foram 20 mil neste ranking contra as 16 mil dos últimos rankings. A lista tem como base a visibilidade e o desempenho global, que inclui indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes.

As primeiras colocadas no ranking de julho de 2010 são a Harvard University, o Massachusetts Institute of Technology e a Stanford University.

Segundo a pró-reitora de pesquisa e extensão da UFSC, Débora Peres Menezes, que é professora do Departamento de Física da universidade, o ranking é uma fotografia instantânea da visibilidade das universidades na internet no momento em que é feita a pesquisa. Por isso, as flutuações são grandes e comuns. "Esses dados têm de ser olhados com parcimônia", disse.

Menezes afirma que a importância da divulgação do ranking é que reflete a qualidade da pesquisa nas universidades e ajuda a atrair estudantes bem qualificados para a área. "Para nós, é bom ver que a UFSC está sempre bem classificada", afirmou.

O G1 procurou a USP e a Unicamp e aguarda retorno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet