Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Várzea Grande supera meta projetada do MEC no Ideb

A educação é um dos pontos mais positivos da atual administração de Várzea Grande. O avanço do município nesta área tida como um dos grandes desafios a serem superados pelos gestores públicos foi comprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) sobre o desempenho das instituições de ensino – público e privada – de todo País no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (23-06).


Nos dados apresentados pelo MEC, Várzea Grande teve um desempenho considerado bom ao superar a projeção inicial de 2005, que era a média de 3,9 para 4,2, tendo um crescimento de mais um ponto estipulado pelo governo Federal. O levantamento foi feito há dois anos atrás, com a perspectiva do município manter ou superar a média estipulada.

Pela avaliação do MEC, Várzea Grande cresceu muito no Ideb no início escolar da criança, que vai da 1ª à 4ª Série. Em 2005, o desempenho dos alunos várzea-grandenses era de 3,9 o que superado em 2007, chegando a 4,2. Já para as séries da 5ª à 8ª foram mantidas as projeções de 3,4 até o final do mesmo ano.
O secretário da Educação e Cultura, Isaac Abrão Nassarden, ressalta que os dados apresentados pelo MEC mostram os avanços obtidos pela atual administração na área educacional. Mesmo os alunos da 5ª à 8ª Série não terem superado o Ideb observado em 2005, a maioria das escolas municipais teve desempenho acima da média nacional. É o caso da Escola Municipal do Ensino Básico (Emeb), Apolônio Frutuoso da Silva, que saiu da média de 3,4 em 2005 para 4,8 em 2007, superando até mesmo as metas projetadas para 2009, que é de 3,8.

De acordo com Isaac Abrão Nassarden, as escolas que não atingiram a meta projetada em 2007 já estão recebendo a equipe pedagógica da Smec para detectar a dificuldade encontrada dentro da sala de aula, não só pelos alunos como também pelos educadores.

“Num todo, o nosso desempenho no Ideb foi muito bom. Porém, nas escolas onde não tivemos avanços nos números já estamos trabalhando para que na próxima avaliação em 2009, estejamos na lista das mais que avançaram e que Várzea Grande seja uma das referências na área educacional à nível de Brasil”, disse o secretário, ressaltando que um dos responsáveis pelo bom desempenho no Ideb é o projeto das escolas em horário integral – das 07h às 17h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet