Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Protesto de um dia

Professores da UFMT paralisam na próxima terça em todos campi

Foto: Reprodução

Professores da UFMT paralisam na próxima terça em todos campi
Professores da Universidade Federal de Mato Grosso, de todos os campi da instituição, realizam um dia de paralisação na próxima terça-feira (05), o mesmo deve ocorrer em todas as instituições federais de ensino superior do país. O protesto de 24 horas é uma forma de protesto contra a proposta de congelamento dos salários do funcionalismo federal até 2019. A matéria contida no projeto de lei 549/2009 está tramitando no Congresso Nacional. Em Rondonópolis, os professores resolveram aderir ao movimento na última quarta-feira (29) durante assembléia.


Foi marcada uma assembléia da categoria no dia 24 de julho para discutirem a preparação de uma possível greve da categoria. Contudo, a votação pelo movimento paredista deve ocorrer entre 19 e 24 de agosto. “Precisamos, antes, ganhar musculatura política antes de uma greve”, avalia o presidente da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Carlos Alberto Eilert.

Os professores reclamam que nos últimos 12 anos, sofreram 152% de perdas salariais. E que os salários dos professores das universidades federais é o mais baixo na hierarquia salarial do serviço federal. Há também a cobrança sobre a forma de contratação de professores sem concurso. Os substitutos (140 docentes na UFMT) e temporários (84) trabalham ainda mais precarizados do que os efetivos, sendo que os temporários não têm se quer direitos trabalhistas históricos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet