Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Educação

UFMT

Fórum marca início de greve no campus de Barra nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Fórum marca início de greve no campus de Barra nesta terça-feira
O primeiro fórum de avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Araguaia, nesta terça-feira (23), praticamente marcará o início da greve dos professores no campus de Barra do Garças. A paralisação está prevista começar quarta-feira (24).


A previsão é que metade das 56 instituições de ensino superior do país acompanhe o movimento nacional. Já estão paradas a Universidade Federal do Paraná e há mais de trinta dias a federal de Tocantins. O professor Adenil Lula, que está em Cuiabá, explicou que um dos motivos da greve se deve a expansão do Reuni nas universidades não ter priorizado a realização de concurso público para contratação de mais professores e técnicos.

Outro aspecto que estava motivando a greve é ameaça de congelamento dos salários até 2019. “Nós queremos pelos menos uma recomposição de 10%”, frisou. Segundo Adenil, não tem como prevêr quanto tempo vai demorar essa greve. “Pode ser longa ou rápida. Vai depender da vontade do governo federal em negociar com a gente”, completou.

A coordenadora do curso de Jornalismo do campus de Barra, Patrícia Kolling, explicou que o fórum simplesmente coincidiu com a greve, porém esse momento tem objetivo avaliar a UFMT no Araguaia e com o tema ‘Qual universidade queremos?’ saber onde poderemos aperfeiçoar para atender a região leste de MT. O campus de Barra tem duas universidades com 16 cursos e quase 4 mil alunos.

Uma palestra com o professor e doutor Roberto Boaventura da Silva Sá, do curso de Comunicação Social da UFMT de Cuiabá, vai acontecer na manhã desta terça-feira no salão multiuso do campus de Barra.

Durante o fórum, os participantes irão debater as questões como: a estrutura e política administrativa na UFMT/CUA, condições de trabalho dos servidores, o REUNI na UFMT, a matriz curricular e os projetos político-pedagógicos dos cursos e a assistência estudantil (transporte público, restaurante universitário, bolsas, biblioteca, moradia estudantil).

O resultado do fórum será transformado numa carta de intenção, segundo anunciou a comissão Pró-Associação Docente UFMT- Araguaia, Adufmat Seção Sindical (Araguaia), com apoio do Diretório Central de Estudantes e Sintuf.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet