Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Projeto Educação

Amor na literatura espanhola é o tema do Projeto Educação desta sexta

Canções apaixonadas que falam do sentimento mais profundo, o amor. O desejo de ficar com a pessoa amada é tema de grandes clássicos da música espanhola. Para aprender melhor um idioma, o estudante tem de mergulhar na cultura...

Canções apaixonadas que falam do sentimento mais profundo, o amor. O desejo de ficar com a pessoa amada é tema de grandes clássicos da música espanhola. Para aprender melhor um idioma, o estudante tem de mergulhar na cultura de um País. Essa também é uma boa dica para a prova do Enem. As questões exigem cada vez mais interpretação de texto.


“Através da literatura, você não apenas vai conhecer a cultura de um País, como vai ampliar o vocabulário necessário para compreender bem os textos. Porque o Enem hoje é compreensão textual. Você não tem que decorar, você tem que entender os elementos linguísticos para poder compreender o texto”, diz a professora de espanhol, Flávia Conceição.

Conhecer os principais personagens de cada país também ajuda. Um dos maiores poetas de língua espanhola é o chileno Pablo Neruda.

“Ele conseguiu cantar o amor através da sua poesia, mas também o amor daqueles que não conseguiram alcançar a sua grande paixão. No caso dele, teve muitas paixões, mas não conseguiu conquistar todas as mulheres da sua vida”, conta a professora.

Entre os principais livros de Neruda, está “Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada”, escrito em 1924.

“Na maioria dos poemas ele vai tratar de um amante angustiado. O homem que luta pelo amor de uma mulher, mas a mulher sempre está ausente”, diz Conceição.

A mexicana Frida Kahlo é outra personagem importante da cultura hispânica. Ele teve uma vida pessoal conturbada, marcada por tragédias e sofrimento.

“Na infância ela teve poliomielite, antes de conhecer a sua grande paixão, Diego Rivera, ela sofreu um acidente, ficou presa à cama. Mesmo assim, através do seu amor que sentia pelo esposo [Diego Rivera], ela conseguiu exaltar o amor em sua pintura”, explica Conceição.

Mesmo com tanta dor, Frida Kahlo soube passar para sua obra um amor quase que irracional”. O amor dela (muitos dizem) é um amor extremamente extravagante, dentro da literatura universal. Ela não pintava sonhos. Ela pintava a sua realidade, porque era a única realidade que ela conhecia profundamente”, finaliza.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet