Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

interiorização

MEC inicia estudos para implantar campus UFMT em Lucas do Rio Verde

O Ministério da Educação (MEC) deu início a estudo técnico e orçamentário para uma possível implantação de um campus da Universidade Federal de...

Foto: Reprodução

MEC inicia estudos para implantar campus UFMT em Lucas do Rio Verde
O Ministério da Educação (MEC) deu início a estudo técnico e orçamentário para uma possível implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde, no médio norte do Estado. A medida faz parte do processo de interiorização da UFMT e prevê a criação de cursos modulares em várias regiões.


A informação é do secretário de Ensino Superior do MEC, Amaro Lins. Ele recebeu ontem (19.9), em Brasília, uma comtitiva de Lucas do Rio Verde que oficializou o pedido para contemplar o município. De acordo com o secretário, o MEC tem interesse em dar andamento tanto aos cursos modulares como a implementação de novos campus da UFMT.

“O MEC vai implantar os cursos modulares. Quanto à interiorização da universidade, o ministro já está trabalhando para a próxima campanha de expansão. Estamos fazendo um estudo técnico e orçamentário para esses novos campis”, afirmou Amaro.

A comitiva foi acompanhada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) que foi procurado por Marino Franz para apoiar o pleito. Autor da indicação para levar o curso de medicina para Sinop, Leitão aproveitou a oportunidade para ressaltar o crescimento daquele município com a conquista do curso e falou sobre a influência que os cursos modulares terão nos municípios.

“O que nós buscamos é não deixar alguns pólos desassistidos. Os municípios estarão custeando todos os gastos. A minha sugestão é que libere os cursos modulares, que a principio não terá nenhum custo para o Ministério. É um investimento que só tem a acrescentar pontos positivos para a população. O caminho para a instalação de uma sede da UFMT é longo, mas totalmente possível", destacou.

Conforme informações da assessoria do parlamentar, a procura pelos cursos tem crescido consideravelmente nos últimos anos tendo em vista que os alunos se reúnem apenas por uma semana a cada dois ou três meses, havendo desta forma, tempo para outras obrigações diárias.

Para o pleno funcionamento dos cursos modulares, o parlamentar propõe que as prefeituras se responsabilizem a custear os gastos de manutenção, transporte e estrutura para levar professores de regiões próximas para ministrar as aulas em outros municípios.

“A implantação de um campus da UFMT em Lucas é um sonho que começou graças a nossa luta em Sinop. O prefeito Marino tem trabalhado incansavelmente em prol da melhora na educação do município, e nós estamos aqui para apoia-lo. Os cursos modulares são uma opção rápida e imprescindível para o desenvolvimento da região”, ressaltou Leitão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet