Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Pesquisa diz que 75% dos natalenses querem se qualificar para a Copa 2014

Cerca de 75% da população natalense pretende investir em algum curso de capacitação até a Copa 2014. O dado foi obtido através de pesquisa realizada pelo Senac e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).


O estudo, divulgado nesta quarta-feira (26), é uma das ações do Senac em Campo, programa que tem o objetivo de preparar mão de obra com foco na Copa. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, a intenção da pesquisa foi conhecer a percepção da população em relação ao Mundial de Futebol, identificando oportunidades para o desenvolvimento de ações, a fim de contribuir com a preparação do estado para o evento.

Durante os dias 08 e 10 de agosto, foram ouvidas 700 pessoas, residentes nas quatro zonas de Natal. A necessidade de melhoria na capacitação da mão de obra potiguar foi um dos principais itens apontados entre as áreas que precisam avançar até o evento esportivo.

Entre o percentual de entrevistados que afirmaram querer se qualificar, 88% disseram que buscarão capacitação em cursos técnicos-profissionalizantes ou de idiomas. Dominar as línguas estrangeiras, especialmente o inglês, é foco de 54,4% da população.

Outro dado animador é que 63,4% das pessoas têm expectativa positivas em relação às oportunidades de geração de emprego e renda, em decorrência da Copa. Além disso, mais da metade (55,4%) pretende trabalhar durante o evento. O grande filão são atividades ligadas aos segmentos do comércio, serviços e turismo, que respondem por 95% das intenções de emprego.

O presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, analisa que os impactos econômicos da Copa do Mundo vão conferir ao país um ritmo de crescimento e desenvolvimento que dará visibilidade internacional aos serviços aqui prestados. “Nossa atuação se dará no sentido de promover, cada vez mais, a democratização do acesso às oportunidades de capacitação ofertadas pelo Senac, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”, finalizou.

Senac anuncia 7 mil vagas do PSG em 2013

O diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, explicou que os dados obtidos irão nortear um Plano de Trabalho da instituição para os próximos dois anos. “A pesquisa mapeou que mais de 60% da parcela da população que irá se qualificar planeja começar um curso no ano que vem. Nosso portfólio contempla praticamente todas as áreas de interesse e o Senac está preparado para atender a demanda, com a qualidade e excelência que são a marca da instituição”, afirma.

Somente através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), deverão ser ofertadas 7 mil bolsas de estudos integrais nas áreas de atuação da entidade em todo o Estado. Criado em 2009, o PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico.

Helder Cavalcanti acrescentou, ainda, que também serão disponibilizados cursos gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa do Governo Federal cujo foco é capacitar a população para o mercado de trabalho.

Saiba como se qualificar

Até dezembro, o Senac abre novas turmas em mais de 20 tipos de cursos nas áreas de turismo e hospitalidade, gastronomia, comunicação visual e informática.

Para quem busca qualificação em outros idiomas, os cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano e francês da instituição são referências em qualidade no estado. Atualmente, são mais de 3.700 alunos em sala de aula, somente neste segmento. E para quem tem pressa em aprender, o Senac disponibiliza o English Super Intensive, intensivo com um ano de duração que possibilita ao aluno fluência no inglês.

O portfólio da instituição conta com cerca de 500 cursos para preparar mão de obra para o mercado. Entre os principais, estão: Cozinheiro, Garçom, Recepcionista em Meios e Hospedagem, Monitor de Recreação, Guia de Turismo Regional, Operador de Telemarketing, Vendedor, Programador de Computador, Operador de Computador, Editor Gráfico, Editor de Vídeo e Animação, Web Designer, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem.

Os interessados podem entrar em contato para obter informações por meio do telefone (84) 4005-1000 ou através do site www.rn.senac.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet