Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

unicamp

Unicamp tem abstenção de 7,64% na primeira fase do vestibular 2013

O vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou abstenção de 7,64% dos candidatos na prova da primeira fase neste domingo (11). O exame foi aplicado em 20 cidades do Brasil...

O vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou abstenção de 7,64% dos candidatos na prova da primeira fase neste domingo (11). O exame foi aplicado em 20 cidades do Brasil e foi feito por 62.260 vestibulandos. A abstenção deste ano foi maior em relação à edição 2012, quando 7,39% não compareceram à prova, segundo balanço divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).


Os candidatos disputam 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O coordenador executivo da Comvest, Maurício Kleinke, disse que o índice de abstenção está dentro do previsto e considerou o vestibular tranquilo, sem nenhum incidente de destaque.

A cidade com maior número de candidatos ausentes foi Brasília (DF), onde 20,38% inscritos não compareceram aos locais de prova. O menor índice de abstenção foi São Bernardo do Campo (SP), com 4,75%. Em São Paulo (SP), cidade com maior número de inscrições, 7,84% dos candidatos faltaram e em Campinas (SP), 7,43%

Três vestibulandos passaram mal e foram levados para o hospital durante a prova. Eles puderam levar o caderno de questões e foram acompanhados por fiscais para poderam concluir o exame no tempo permitido pela Comvest. A comissão não informou de quais cidades eram os candidatos, mas informou que os casos estavam relacionados com o calor e também nervosismo dos candidatos.

Candidatos eliminados
Pelo segundo ano, a Unicamp proibiu o acesso de candidatos aos locais de prova, mesmo que os aparelhos estivessem desligados ou sem baterias. Até a noite deste domingo, a Comvest havia informado que pelo menos 20 vestibulandos não respeitaram a determinação e devem ser eliminados.

Um deles, de acordo com o coordenador exectivo da Comvest, Maurício Kleinke, após entregar o caderno de questões e as redações, deixou a sala onde prestou a prova e gritou no corredor que havia conseguido entrar com o celular escondido e que não havia sido eliminado. O caso foi em uma escola de Campinas e o vestibulando será identificado para depois ser excluído do processo seletivo.

Os nomes dos candidatos eliminados serão publicados em diário oficial após análise do corpo jurídico da Comvest.

Errata
A questão 28 da prova de conhecimentos gerais apresentou duas alternativas de resposta com o mesmo conteúdo, mas ambas estavam incorretas, segundo a Comvest, e por isso não foi anulada. A pergunta abordava sustentabilidade do planteta e poluição da água e do ar e apresentava como opções de resposta possíveis fórmulas relacionadas à radição ultravioleta, à chuva ácida e ao efeito estufa.

A sustentabilidade foi a base de algumas das 48 questões de múltipla escolha da prova. A utilização do carro elétrico e as consequências da transposição do Rio São Francisco, a Rio +20 - Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em junho, e a Comissão da Verdade, criada para apurar violações aos direitos humanos, cometidas durante a ditadura militar no Brasil, reveleram a importância do candidato saber sobre temas atuais.

O julgamento do mensalão, um dos assuntos mais comentados pela mídia nos últimos meses, apesar de apontado como um dos favoritos, ficou de fora da primeira fase da prova.

Menos redações, mais tempo
A coordenadora acadêmica da Comvest, Fosca Pereira Leite, explica que o número de redações foi reduzido de três para duas na edição de 2013 para que os vestibulandos tivessem mais tempo para poderem responder às questões e desenvolverem os textos. "Nós ouvimos críticas sobre a quantidade de textos e o tempo hábil para a prova e decidimos preparar uma prova mais adequada", afirma.

"A gente percebeu que antes [quando eram exigidas três redações na primeira fase] os candidatos faziam duas redações bem e uma mal, por isso reduzimos", completa o coordenador executivo, Maurício Kleinke. A Comvest contará com 120 corretores das redações deste ano.

Os candidatos que fizeram a primeira fase do vestibular da Unicamp tiveram que redigir um resumo sobre o tema 'pessimismo', a partir de matéria veiculada sobre o assunto por uma revista.

Além disso, os estudantes precisaram uma carta para criticar a reportagem de um jornal, que tratou sobre a criação de cerveja para cães. Como material de apoio, a prova trouxe uma pesquisa sobre o aumento do consumo de álcool pelos jovens, publicada por outra revista de abrangência nacional.

Gabarito
A Comvest vai divulgar o gabarito das 48 questões de múltipla escolha nesta segunda-feira (12) e a expectativa da banca de redação na quarta-feira (14). O material será disponiblizado na página na internet da comissão. A prova da primeira fase também está disponível para consulta. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 21 de dezembro, também na página da Comvest na internet, juntamente com os locais de prova da segunda fase, que acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2013. As provas de habilidades específicas, para os cursos que as exigem, serão feitas entre 21 e 24 de janeiro de 2013, em Campinas.

Primeira e segunda fase
A prova da primeira fase teve duas partes: a Redação, em que o candidato foi solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. 48 pontos são atribuídos à parte de Redação e 48 pontos à parte de Conhecimentos Gerais, perfazendo o total de 96 pontos.

Serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais. Para a segunda fase serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de seis vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção.

A Unicamp realizou as provas da primeira fase do Vestibular 2013 nas seguintes cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet