Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Alunos e professores sofrem ameaças de vândalos em escola de São Luís

Alunos e professores estão apavorados com as ameaças de invasão de vândalos na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes, localizada na Vila Janaína, em São Luís.


Os bandidos já chegaram a invadir a escola e roubar a merenda. Os muros da unidade estão pichados e as janelas foram quebradas. Para tentar impedir a ação dos ladrões, uma barricada formada por um amontoado de cadeiras quebradas protege a sala da diretoria. A direção da escola já acionou a Secretaria Municipal de Educação, mas até agora não obteve resposta. “Tá um caos total dentro da escola, por causa dos vândalos que entram aqui e roubam as coisas”, conta o estudante Mateus dos Santos.

Os vigilantes da empresa contratada pela prefeitura também deixaram de aparecer e, pelo menos, dois boletins de ocorrência foram registrados nas últimas semanas, por diretores e professores, por causa das ameaças dos marginais. “Nós estamos muito vulneráveis, especialmente os alunos, os professores, inclusive, sob ameaça de invasão eminente de a qualquer instante adentrar a escola, porque eles já fizeram isso em uma forma de vandalismo nos finais de semana. Os professores estão amedrontados e a gente, urgentemente, tomar providências em relação a essa questão da falta de segurança urgentemente”, afirma o professor Leonel Torres.

A prova da insegurança pode ser vista a partir da grade do muro da frente da escola. As paredes laterais estão cheias de pichações e a cantina já foi invadida várias vezes. “A cantina da escola foi invadida por vândalos e, nesse momento, além de levar o lanche dos alunos, o que eles não conseguiram levar, eles ainda colocaram detergente em cima de todo o lanche que foi produzido aqui no momento para as crianças não se alimentarem”, conta o professor Jandir Cidreira. Na quadra poliesportiva, lâmpadas foram quebradas e alambrados destruídos, deixando o local em condições insalubres para os alunos.

Os pais estão preocupados com a suspensão das atividades da UEB Roseno de Jesus Mendes, pois os alunos já ficaram seis meses sem aulas e temem comprometer ainda mais o ano letivo. O grupo chegou a apelar ao Ministério Público. “Diante destes fatos, o que nós estamos querendo é pedir à Secretaria de Educação que nós, da comunidade Janaína, que os professores e os alunos, nós não aceitamos, em hipótese nenhuma, que as aulas sejam interrompidas por falta de segurança, então a gente faz o apelo à Secretaria de Segurança para que resolva esse problema o mais rápido possível, porque os alunos não podem ser prejudicados mais uma vez no ano letivo como aconteceu no primeiro semestre”, pediu o presidente da Associação de moradores da Vila Janaína, Sebastião da Silva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet