Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Nova reitora da PUC-SP assume cargo nesta sexta-feira

A professora Anna Maria Marques Cintra, terceira colocada em eleição realizada entre professores, funcionários e alunos, assumiu a Reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um dia depois do grão-chanceler da universidade, Cardeal Odilo Pedro Scherer, ratificar a sua nomeação. A legitimidade da escolha foi questionada por alunos e funcionários da instituição.


Não houve cerimonia de posse. A instituição informou que, nesta manhã, ela não estava no Campus Perdizes, onde fica a sede da reitoria.

A consulta pública para a indicação da reitoria ocorre a cada quatro anos através da votação de professores, alunos e funcionários da instituição de ensino. Uma lista tríplice foi aprovada e cardeal optou pela terceira colocada na votação, o que causou protestos entre alunos.

Segundo a assessoria de imprensa da PUC, consta no estatuto da universidade desde a década de 80 que o grão-chanceler tem a palavra final da escolha do novo reitor.
Na quarta-feira (28), o Conselho Universitário (Consun) da PUC-SP decidiu pela suspensão da lista tríplice de indicados para reitoria. A decisão, em caráter liminar, que questionava a legitimidade da indicação de Anna Maria atendia a um recurso protocolado pelos estudantes. Alunos protestam para que o cardeal mantenha como reitor Dirceu de Mello, vencedor da eleição. Também na reunião de quarta, Marcos Tarciso Masetto chegou a ser indicado pelo Consun como reitor interino.

De acordo com a nota do cardeal, divulgada no site da instituição, “a Democracia na PUC-SP não foi sequer arranhada, pois as normas Estatutárias emanadas e aprovadas pela Comunidade Acadêmica e pelo Egrégio Conselho Universitário foram observadas integralmente, nesse processo”.

O Cardeal Paulo Evaristo Arns, ex-Grão-Chanceler da instituição que introduziu no final da década de 70 a prática de consulta à Comunidade, divulgou uma nota, divulgada na quinta-feira, em que disse que acompanhou, “com espanto”, os últimos acontecimentos na PUC. Segundo ele, “para o benefício de todos, a democracia foi respeitada, pois o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer escolheu um dos três professores da lista tríplice”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet