Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Meio ambiente marca a segunda prova da reta final da Fuvest 2013

Os candidatos que saíram do segundo dia de provas do vestibular da Fuvest no campus Barra Funda da Uninove, em São Paulo, disseram que o tema meio ambiente permeou todo o exame desta segunda-feira (7). Esta segunda prova é considerada a mais temida pelos estudantes porque abrange todas as disciplinas do ensino médio. O processo seletivo termina nesta terça-feira (8) com as provas de matérias específicas, que variam de acordo com a escolha da carreira do candidato.


O G1 trará após a prova a correção das questões feita por professores de cursinhos pré-vestibulares Etapa e Oficina do Estudante.

Uma das questões mais comentadas pelos estudantes foi sobre geografia que pedia para que os candidatos indicassem a localização de algumas usinas hidreléticas brasileiras, como Belo Monte e Itaipu, dentro de um mapa. O item 'b' dessa questão pedia o cálculo da velocidade da reação da combustão do etanol e do gás natural, para saber qual combustível é mais eficiente, de acordo com os estudantes.

O tema meio ambiente também apareceu em literatura, onde os candidatos tinham de identificar os tipos de biomas citados em uma descrição de um trecho do livro 'Til', de José de Alencar. "Também caiu uma pergunta sobre as medidas que a cidade de São Paulo tem tomado contra a poluição. A prova inteira tratou de questões ambientais por meio da interdisciplinaridade", diz Eder Beraldo Junior, de 28 anos, que disputa vaga no curso de letras.
Eder Beraldo é formado em relações internacionais e administração e agora tenta vaga em letras (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Eder Beraldo é formado em relações internacionais
e administração e agora tenta vaga em letras
(Foto: Vanessa Fajardo/ G1)

Para o auxiliar de farmácia Sidnei Fernandes, de 21 anos, que também concorre vaga em letras, a interdisciplinaridade é boa porque faz o candidato refletir, mas por outro lado, deixa as questões mais difíceis. "O conteúdo bateu com o que foi dado no cursinho, mas a Fuvest cobra conhecimentos que quem não está preparado não tem", afirma.

André Amorim, de 22 anos, candidato a uma vaga no curso de matemática aplicada aprovou a ideia da Fuvest de abordar a temática meio ambiente. "Achei muito interessante e creio que nesta segunda foi melhor do que na primeira prova. Agora é reforçar os pontos fracos para fazer a última prova."

Candidato a uma vaga em economia, Leonardo Jardim, de 22 anos, diz que a parte mais complicada desta segunda prova foi química e física. O estudante lembra que a Fuvest cobrou história mundial e polos urbanos e vegetação em geografia. "Meio ambiente também caiu muito, mas acho que consegui uma boa nota."
saiba mais

Veja a correção do primeiro dia de provas
Estudantes mostram confiança antes de prova 'mais temida' da Fuvest
Após errar cidade da prova, jovem do RJ chega atrasado e perde a Fuvest

Mais de 10 mil vagas
O vestibular ocorre em 43 locais, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do Estado. Neste processo seletivo são oferecidas 10.982 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias escolas e serão aplicadas entre 9 e 11 de janeiro para as seguintes carreiras: artes cênicas (bacharelado e licenciatura), música (Ribeirão Preto), curso superior do audiovisual, design e arquitetura (São Paulo e São Carlos).

A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet