Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

oportunidade

Após 26 anos, agrônomo do MS revê USP ao matricular filho em Piracicaba

O agrônomo Guaracy Boschiglia, de 49 anos, viajou de Dourados (MS) para Piracicaba (SP) nesta segunda-feira (18) para matricular o primogênito...

O agrônomo Guaracy Boschiglia, de 49 anos, viajou de Dourados (MS) para Piracicaba (SP) nesta segunda-feira (18) para matricular o primogênito João Vicente, de 17 anos, no curso de agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). A estadia na cidade durou aproximadamente oito horas e também foi uma espécie de "túnel do tempo" para ele, que se formou na Esalq há 26 anos, em 1987.


A visita foi feita somente para a matrícula de João Vicente e a procura por uma moradia para o garoto. Coincidentemente, um outro sul-matogrossense da mesma cidade estuda na universidade e mostrou a pai e filho a república que pode recebê-lo na semana que vem. As matrículas da USP se encerraram nesta terça-feira (19) e estudantes veteranos aproveitaram a oportunidade para "recrutar" futuros colegas de casa.

Boschiglia se espantou com as mudanças em Piracicaba. O agrônomo lembrou-se da chegada das capivaras à região, na década de 1980. "Na minha época, o pessoal da universidade trouxe umas capivaras para estudar e tentar comercializar", contou. Na volta, ele descobriu que as capivaras se tornaram numerosas e até atrações turísticas na cidade.

A esposa de Boschiglia, a professora Maria Angélica Bragança Bochiglia, de 47 anos, disse que o caminho do filho já vem sendo planejado há anos e que o marido vem revivendo o período da faculdade ajudando João. "Ele está se sentindo muito feliz. Nós todos nos preparamos para essa fase. O João Vicente fez um intercâmbio para se preparar para morar fora e agora espero que ele consiga viver bem em Piracicaba", disse.

Nova experiência
Fora de casa pela segunda vez (a primeira foi em um intercâmbio na Itália), João Vicente contou estar "um pouco ansioso" para iniciar os estudos na USP, mas feliz por começar uma nova etapa da vida.

Depois de conhecer as intalações da república SS, no bairro São Dimas, onde mora o conterrâneo, a família voltou para o Mato Grosso do Sul. O garoto retornará no sábado (23) de forma definitiva e ainda não decidiu se vai morar na casa.

Sobre a mudança, o futuro agrônomo disse que não teve tempo nem de vislumbrá-la. "Eu nem parei para pensar direito. Saí domingo de casa, viajamos o dia inteiro para fazer a matrícula e conhecer a cidade. Minha intenção é morar em uma república no começo", contou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet