Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

USP assina convênio de intercâmbio com a Universidade de Berkeley

A Universidade de São Paulo (USP) assinou um convênio de cooperação acadêmica com a Universidade da Califórnia, de Berkeley, nos Estados Unidos, que prevê intercâmbio entre alunos e professores. A UC Berkeley é uma instituição pública e está entre as cinco melhores universidades do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE).


Segundo o professor Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP, a expectativa é que este convênio seja o início de uma intensa relação acadêmica entre as duas instituições. A Poli já possui dois professores em intercâmbio na universidade e pelo menos 40 docentes da UC Berkeley já sem mostraram interessados em interagir com os brasileiros.

Os temas de interesse comum são mecânica computacional, cidades sustentáveis, tecnologia da Informação aplicada ao interesse da sociedade, edifícios inteligentes, engenharia ambiental e energia. No mês de maio deve ocorrer um workshop entre pesquisadores de ambas as instituições, via videoconferência, para identificação de possíveis áreas de pesquisa.

A universidade americana possui 130 departamentos acadêmicos e forma, em média, 1500 doutores por ano. Entretanto, apesar de pública, a Universidade de Berkeley recebe aproximadamente 650 milhões de dólares anualmente da iniciativa privada para pesquisa.

Para o professor Paulo Pimenta, a interação com essa universidade será muito interessante para os alunos e professores da Poli, uma vez que o forte perfil empreendedor e focado na inovação dos pesquisadores de Berkeley podem influenciar positivamente as pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Interesse
Outras instituições renomadas de ensino superior no exterior demonstraram interesse em estreitar as relações com o Brasil. Duas universidades abriram escritórios em São Paulo recentemente: a Universidade do Sul da Califórnia (USC) e a Universidade de Edimburgo, com sede na Escócia.

A Universidade de Columbia, uma das mais importantes dos Estados Unidos, abriu um centro de intercâmbio e pesquisa no Rio de Janeiro neste mês. É um dos oito espalhados pelo mundo. Criada há 259 anos, Columbia foi a primeira instituição de nível superior de Nova York. Na galeria dos ex-alunos, estão homens que chegaram à presidência dos Estados Unidos, como Franklin Roosevelt e Barack Obama.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet