Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Professores das salas de recursos multifuncionais participam de curso de libras

No período de 22 a 27 de abril, a Secretaria de Estado de Educação de Educação (Seduc-MT), realiza a primeira etapa do ‘Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)’. A ação é destinada aos professores nas Salas de Recursos Multifuncionais e terá início às 8h e será realizado no Hotel Palace Mato Grosso, em Cuiabá. A atividade é organizada pela Gerência de Educação Especial ligada à Superintendência de Diversidades Educacionais (Sude).


O curso irá reunir 53 profissionais (que atuam em 42 municípios) que ainda não sabem a Língua Brasileira de Sinais e/ou que não possuam intérpretes nas unidades escolares em que atuam. As atividades serão desenvolvidas pela professora mestre em Linguística, Débora Campos Wanderley. Estima-se que cerca de 500 estudantes surdos estejam matriculados na rede estadual. “E temos a necessidade de capacitação de professores que desconhecem ou sabem pouco de Libras para atendimento desse público”, explica a professora da Gerência de Educação Especial, Luzinete Almeida Campos da Silveira.

Para este ano, pontua a professora, também estão previstos processos formativos destinados ao atendimento de instrutores surdos e intérpretes. “Temos um extenso calendário, além dos cursos promovidos pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial, o Casies".

Metodologia
No total, o curso ‘Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)’ terá carga horária de 180 horas. As aulas serão concentradas na capital e o investimento no processo formativo é custeado pelos governos do Estado e Federal.

A segunda fase do curso será realizada no mês de maio (período de 20 a 25 de maio) e em junho acontecerá a terceira fase ( de 24 a 29).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet