Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Envolvido em 'rodeio das gordas' terá que pagar 30 salários mínimos

Envolvido em 'rodeio das gordas' terá que pagar 30 salários mínimos
O Ministério Público (MP) divulgou, na terça-feira (14), a condenação de um estudante envolvido na criação e difusão do chamado “rodeio das gordas”, no qual outros rapazes eram incentivados a agarrar e montar em jovens obesas durante jogos entre alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizado em outubro de 2010, em Araraquara (SP). O rapaz, que se recusou a fazer acordo com o MP em 2011, terá que pagar 30 salários mínimos de indenização por danos morais a um fundo de reparação ligado à Promotoria, o que equivale a R$ 20,3 mil. Ele não foi encontrado pelo G1 para comentar a sentença.


Em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito em outubro de 2011, os outros dois envolvidos tiveram que doar 20 salários mínimos em cestas básicas, cada um, para três instituições assistenciais e escaparam do processo. Os jovens também se comprometeram a não incentivar práticas de cunho discriminatório.

Já o terceiro envolvido se recusou a fazer o acordo e foi processado por dano moral coletivo. A ação civil pública tramitou na 2ª Vara Cível de Araraquara e ele foi condenado a pagar a indenização ao Fundo Estadual de Reparação dos Interesses Difusos Lesados.

O caso
Durante o “rodeio das gordas”, alunas foram expostas à situação vexatória, sendo agredidas e humilhadas entre os dias 9 e 12 de outubro no Interunesp, em Araraquara. O evento universitário reuniu 15 mil estudantes de 23 campi.

Segundo relatos dos estudantes, no "rodeio das gordas" os alunos se aproximavam das garotas fazendo perguntas, como se fossem paquerá-las. Depois, agarravam as garotas, de preferência obesas, e tentavam ficar sobre elas o máximo de tempo possível, como se estivessem em um rodeio. Ao menos 50 estudantes participaram do "jogo".

Após o fim dos jogos, foi criada a comunidade “Rodeio de Gorda Araraquara 2010” na página de relacionamentos Orkut. O Ministério Público identificou três jovens com envolvimento na página – um que teria criado a comunidade e outros dois que incentivaram a prática.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet