Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

PESQUISA

UFMT ocupa 158ª posição no ranking das 300 melhores universidades da América Latina

Conforme o grupo britânico, “o ranking é uma ferramenta útil para aqueles que procuram mais informações sobre o ensino superior nesta região dinâmica e diversificada”.

Foto: Reprodução

UFMT subiu da 181ª posição em 2012 para a 158ª na pesquisa deste ano

UFMT subiu da 181ª posição em 2012 para a 158ª na pesquisa deste ano

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está na 158ª posição em um ranking que lista as 300 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa “Top Universities”, do grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS), divulgada nesta terça-feira.


A lista é liderada pela Universidade de São Paulo (USP) pelo terceiro ano consecutivo. O Brasil tem 81 instituições de ensino superior entre as 300 listadas pelos britânicos na América Latina. Conforme a QS, a UFMT progrediu em relação à pesquisa anterior, pois estava na 181ª posição em 2012.

Prefeitura fecha com UFMT parceria para curso Medicina e a realização de concurso

Segundo a Quacquarelli Symonds, a metodologia de classificação é baseada em sete indicadores, escolhidos para refletir os pontos fortes e as prioridades regionais. Entre os critérios analisados estão o tamanho da instituição, o foco das pesquisas realizadas e a quantidade de pesquisas.

Nos critérios do grupo britânico, a citação da UFMT em artigos científicos somou 18,10 pontos; docentes com doutorado 69,40 pontos; impacto na internet 84,80 pontos, artigos elaborados pelos discentes 30,30 e número de estudantes 54,50 pontos.

Reitora da UFMT anula concurso por recomendação do MPF

Conforme o grupo britânico, “o ranking é uma ferramenta útil para aqueles que procuram mais informações sobre o ensino superior nesta região dinâmica e diversificada”.

No ranking da América Latina é empregada uma metodologia um pouco diferente do utilizado para o QS World University Rankings, refletindo as diferentes prioridades da região. “Isto é baseado no feedback coletado na região, na avaliação de especialistas dos fatores importantes da região e da disponibilidade de dados”, explica o grupo britânico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet