Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Escola São Gonçalo realiza seletiva interna

Anna Karolina, de 11 anos, produziu seu desenho para o concurso Pintando a Copa de uma forma diferente das suas colegas. Ela usou colagens para realçar relevo do Tuiuiu e demarcou com barbante a área da bandeira do Brasil, as nuvens do céu foram feitas com algodão. Tateando, Anna Karolina, conseguiu produzir uma peça que remetesse ao seu primeiro objetivo: participar da seletiva interna dos alunos que participam do projeto Pintando a Copa executado pela Secopa em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Só tem um detalhe: a menina é deficiente visual.



Estudante do Colégio Salesiano São Gonçalo a menina explicou seu esforço: “nunca participei de concurso, é minha primeira vez e estou achando muito bom e quero ganhar uma máquina digital”, disse. De acordo com uma das coordenadoras do ensino fundamental, Marlene Abdo, os alunos estão empolgados e o projeto contribuiu para intensificar iniciativas que já são desenvolvidas na escola desde a escolha de Cuiabá como cidade-sede para a Copa do Mundo FIFA™2014.

“Há três anos, organizamos as olimpíadas salesianas e as equipes são divididas em verde e amarelo. Desde então, os alunos estão envolvidos com o Mundial... Participar do Pintando a Copa é bom porque, agora, podemos mostrar nossos talentos e mobilizar mais ainda os estudantes”, explica Abdo.

A adesão ao projeto contribui também para a integração com a cidade e com os eventos que acontecem no Estado, revela a professora de Artes, Rosemery Barbosa. “Incentivá-los a ganhar algo com o esforço e exposição do talento foi o que mais os estimulou a participar”, ressalta.

Para preparar as crianças para o concurso, os professores fizeram uma abordagem da edição passada, destacando os desenhos vencedores, além de contar a história da Copa do Mundo e curiosidades sobre o evento. É a primeira fez que o Colégio São Gonçalo participa do projeto, uma vez que na edição 2012 envolveu apenas escolas da rede pública.

Na seleção interna regulamentada pelo próprio Colégio São Gonçalo, cinco alunos serão escolhidos para cada uma das modalidades do projeto Pintando a Copa, no qual disputarão os prêmios com estudantes de cerca de 200 instituições de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

PINTANDO A COPA

O concurso premia os alunos que fizeram os melhores desenhos com notebooks, tablets, vídeo-games, smartphones ou máquinas fotográficas digitais. As escolas também podem ser premiadas na categoria vídeo documentário, modalidade que consiste no registro de atividades de integração da comunidade escolar com os preparativos da Copa do Mundo. Os dez melhores vídeos de cada modalidade receberão computadores portáteis, máquinas fotográficas digitais e datashow.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet