Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

ressocialização

Jovens infratores do ES buscam ressocialização por meio da música

A música é um dos meios encontrados por jovens infratores no processo de ressocialização realizado na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro)...

A música é um dos meios encontrados por jovens infratores no processo de ressocialização realizado na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, na Grande Vitória. Diante da oportunidade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local formaram há aproximadamente um ano o grupo de pagode Renovação. No total, oito integrantes se apresentam aos demais adolescentes em palestras, seminários e eventos do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases).


O grupo passou por uma reformulação recentemente, após a saída do vocalista e de outros dois integrantes, que receberam alvarás da Justiça nas últimas semanas. O conjunto abriu espaço à entrada de novos participantes para dar continuidade ao projeto. Mantendo as características da formação original, porém com novos membros, a banda tem, na nova composição, dois vocais, dois pandeiros, um reco-reco, um tan-tan, um surdo e um meia-lua.

Para a escolha dos componentes, um processo seletivo foi realizado dentro da unidade. Com a supervisão do agente socioeducativo e padrinho do Renovação, Aílton Martins de Souza, doze adolescentes participaram das etapas classificatórias realizadas por meio de uma oficina preparatória. Nas aulas, os candidatos tiveram noções de canto e puderam lidar com instrumentos musicais. Dali, saíram os quatro novos pagodeiros. Os demais, no entanto, estão na lista de espera e serão chamados gradativamente quando houver liberação dos membros da atual formação.

“Como a procura é grande, estes que estão na lista de espera terão a oportunidade de, no futuro, integrarem o conjunto, fazendo valer ainda mais o nome do grupo”, ressalta o agente educador responsável pelos ensaios, Roselito Muniz de Almeida.

Segundo os agentes, os ensaios reunindo todos os participantes já começaram e a boa relação e entrosamento já são nítidos entre os adolescentes. Para Roselito, a atividade, além de proporcionar novos laços de amizades, gera também motivação e mudança de vida. “Muitos já estão completamente mudados, isso é muito gratificante”, diz.

O grupo Renovação surgiu há aproximadamente um ano na Unimetro, por iniciativa dos próprios socioeducandos. Na época, o conjunto era formado por seis jovens e três agentes de apoio. Famoso nos demais centros de ressocialização, ganhou repercussão até fora do ambiente de internação e se apresenta, inclusive, em eventos institucionais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet