Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Educação

proposta

Secretaria apresenta política pedagógica para Educação Infantil

Mil e quinhentos professores de Educação Infantil, Técnicos coordenadores e diretores das escolas municipais participaram da apresentação.

Mil e quinhentos professores de Educação Infantil, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs), coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais da capital participaram hoje (29) pela manhã, no hotel Fazenda Mato Grosso, da apresentação da Proposta Pedagógica do Município de Cuiabá.


O documento foi elaborado pela equipe pedagógica da Diretoria de Políticas Educacionais (Dipe) da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) com a consultoria das professoras doutoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniela Freire e Taciana Sambrano, com o objetivo de cumprir uma das metas prioritárias da atual gestão que é a universalização dessa modalidade de ensino.

A proposta pedagógica é voltada para o a atendimento de qualidade às crianças de zero a cinco anos de idade na perspectiva de consolidação de uma Política Educacional para a Infância da Capital. Nessa faixa etária, a rede municipal de ensino atende cerca de 20 mil alunos.

Entre as orientações contidas no documento, estão as concepções de criança cidadã e seus direitos fundamentais, a relação adulto-criança, o binômio educar e cuidar e o conceito de educador infantil. A proposta traz também os princípios da Educação Infantil, a construção, nos diversos âmbitos, da educação Infantil do município de Cuiabá, a operacionalização e a organização do atendimento nas unidades de Educação Infantil.

Na abertura do evento, o prefeito da Capital, Wilson Santos, falou da importância da apresentação à sociedade da construção de uma proposta de ensino voltada para a infância. “A Educação Infantil é o alicerce de toda a vida escolar. Para que esse alicerce seja bem feito, é preciso que essa educação tenha qualidade. Por isso, tiramos a Educação Infantil da assistência social e trouxemos para o ensino”.

O prefeito também reiterou a importância da educação para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento ao lembrar que as nações desenvolvidas oferecem, em média, 14 anos de escolaridade à população. “No Brasil, há 45 milhões de pessoas que frequentaram os bancos escolares por apenas um ano. Temos que fazer um pacto unindo todas as forças pela educação. Só assim poderemos competir com os países desenvolvidos. Não há nada mais poderoso do que a educação”.

Na oportunidade, o secretário municipal de educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, afirmou que a proposta pedagógica do município para a Educação Infantil atende a missão de educar e cuidar, respeitando a infância dessas crianças.

O secretário também enfatizou e agradeceu a importância do trabalho dos professores nas creches e escolas. “Sem vocês, essa proposta só ficaria no papel. São os educadores, lá nas suas creches e escolas que tem feito a diferença na educação municipal de Cuiabá”, disse.

Também participaram da apresentação o secretário adjunto de Educação, Permínio Pinto Filho, a diretora de políticas educacionais da SME, Julieta Ribeiro Domingues, os vereadores Néviton Fagundes e Roosivelt Coelho, a presidente do Sintep/Susede de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges e a representante da UNESCO/MT, Larissa Freire.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet