Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

herança

Problemas sociais no Brasil de hoje são herança de passado desigual

Muitos dos problemas que encontramos na sociedade de hoje têm explicação na história. A água encanada, por exemplo, ainda não chega regularmente nas torneiras de muitas famílias do Brasil e, principalmente, do Nordeste.

Muitos dos problemas que encontramos na sociedade de hoje têm explicação na história. A água encanada, por exemplo, ainda não chega regularmente nas torneiras de muitas famílias do Brasil e, principalmente, do Nordeste. O assunto foi abordado pelo Projeto Educação nesta sexta-feira (20), pelo professor de história do Brasil Lula Couto.


Nas periferias de cidades como o Recife, a falta de água é um tormento diário. “Quando você analisa a falta de água e a dificuldade de a população mais carente ter acesso, você percebe que a população carente de hoje tem um vínculo com a população mais carentes do passado. É como se o estado continuasse a dar as costas, não atendendo o direito básico”, falou o professor.

A dona de casa Carmelita Otavia da Silva todos os dias tem que usar água de bacias e baldes, para poder sobreviver. “Não existe água aqui. Tem que ser água de chuva. E quando chegar o verão, a gente faz o que? Se não chover, não lava. Mas as contas estão pagas”, lamentou.

Na casa de Iranilton Costa, das torneiras também não cai nem um pingo de água. A máquina de lavar roupa foi dinheiro jogado fora, assim como a caixa-d'água de 2 mil litros. Todos os dias pela manhã, ele vai buscar água na casa da mãe, com um carrinho de mão. “Dou três, quatro viagens, dependendo do cansaço. A gente procura nosso direito, reclamando, mas só tem promessa. A gente paga, está em dia, é o nosso direito”, disse.

O problema também afeta a educação, pois alguns alunos são obrigados a voltar para casa por não estarem com a farda lavada. “O mesmo estado que oferece água é o estado que barra crianças na escola pública. Isso é uma contradição que marca o presente e a historia do Brasil. O Brasil tem, ao longo da história, diversos momentos de contradição, como na proclamação da República e Independência. São situações em que se percebe deveres e obrigação para a população, mas ausência de direito”, destacou Lula Couto.

Quando falta água, também falta cidadania, em qualquer lugar. A situação das periferias do Recife, por exemplo, não é muito diferente da encontrada no Sertão e Agreste nordestinos. As milhões de pessoas que estão cansadas de esperar pela água insistem em lutar pelo direito. “Nada hoje que o trabalhador tem, que o povo tem, foi dado, recebido. Partiu de luta, conquistas, através de movimentos sociais. Então, quando a população protesta, vai de encontro com a imprensa, estão fazendo exatamente aquilo que, no passado, os trabalhadores fizeram em 1910, quando exigiram melhores condições de trabalho e fizeram as primeiras greves”, finalizou Lula Couto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet