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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

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Paraná tem 2,1 milhões matriculados na rede pública, diz Censo Escolar

O estado do Paraná possui 2.145.536 estudantes matriculados na rede pública de educação básica - estadual e municipal - em 2013, de acordo com dados preliminares do Censo Escolar 2013, publicados na edição desta segunda-feira (23)...

O estado do Paraná possui 2.145.536 estudantes matriculados na rede pública de educação básica - estadual e municipal - em 2013, de acordo com dados preliminares do Censo Escolar 2013, publicados na edição desta segunda-feira (23) do “Diário Oficial da União”. Houve redução de 2,06% no número de matrículas em comparação ao registrado em 2012 – já que 45.220 matrículas deixaram de ser feitas. Não foram incluídas nestas estatísticas o número de matrículas na rede pública federal e na rede particular.


Os dados do "Diário Oficial" se referem à matrícula inicial no ensino regular - educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e o sistema de educação especial. Os números mostram que no ensino regular estão matriculados 2.102.430, e na educação especial estão 43.106 estudantes matriculados.

MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA (REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS)
CENSO ESCOLAR DE 2012 (DADOS FINAIS) CENSO ESCOLAR DE 2013 (RESULTADOS PRELIMINARES)
ENSINO REGULAR ENSINO REGULAR
Educação Infantil 261.063 Educação infantil 271.748
Ensino fundamental 1.329.325 Ensino fundamental 1.294.833
Ensino médio 412.652 Ensino médio 407.857
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (REGULAR) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (REGULAR)
EJA - ensino fundamental 83.489 EJA - ensino fundamental 74.674
EJA - ensino médio 58.944 EJA - ensino médio 53.318
TOTAL - EJA REGULAR 142.433 TOTAL - EJA REGULAR 127.992
TOTAL - ENSINO REGULAR 2.145.473 TOTAL ENSINO REGULAR 2.102.430
EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO ESPECIAL
Educação infantil 1.430 Educação infantil 1.571
Ensino fundamental 37.306 Ensino fundamental 34.677
Ensino médio 3.647 Ensino médio 3.731
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ESPECIAL) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ESPECIAL)
EJA - ensino fundamental 2.491 EJA - ensino fundamental 2.720
EJA - ensino médio 409 EJA - ensino médio 407
TOTAL - EJA ESPECIAL 2.900 TOTAL - EJA ESPECIAL 3.127
TOTAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL 45.283 TOTAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL 43.106
TOTAL DE MATRÍCULAS
2.190.756
TOTAL DE MATRÍCULAS
2.145.536
FONTE: MEC/Inep
No ensino regular, o número de matriculados caiu de 2.145.473, em 2012, para 2.102.430 no Censo 2013 – 43.043 a menos. Com exceção da educação infantil, todos os outros níveis do ciclo básico de ensino (educação fundamental e ensino médio), além da educação de jovens e adultos, apresentaram queda.

Segundo o Ministério da Educação, o percentual comparativo não quer dizer que há menos crianças matriculadas na rede pública. O motivo é a crescente rigorosidade da metodologia do Censo, que provoca a redução de dados duplicados sobre os alunos brasileiros, como, por exemplo, no caso informações repetidas sobre alunos que foram transferidos para outras escolas durante o ano letivo.

No ensino especial, ao contrário do resultado nacional, também houve redução do número de matrículas. Enquanto 45.283 alunos foram matriculados em 2012, 43.106 foram registrados pelo Censo 2013. Deste total, mais de 34 mil estão matriculadas no ensino fundamental.

No ensino especial, ao contrário do resultado nacional, também houve redução do número de matrículas. Enquanto 45.283 alunos foram matriculados em 2012, 43.106 foram registrados pelo Censo 2013. Deste total, mais de 34 mil estão matriculadas no ensino fundamental.

O Censo Escolar, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
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