Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

MT terá três concorrentes na final do Programa Jovem Embaixador

Os estudantes Paloma Bianca Braghin, da Escola Estadual Milton Armando Pompeu, de Colíder, Djeison Rique Barazetti, da E.E. Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, e Patrícia Marcolin, da E.E. Mário Spinelli, de Sorriso, disputam uma vaga na final no Programa Jovem Embaixador 2014. A divulgação do finalista, com apenas um representante mato-grossense, caberá à Embaixada Americana anunciar. A previsão é para a segunda quinzena de outubro. Os demais participarão de um programa de imersão na língua inglesa, em Brasília-DF.


Do total de estudantes inscritos nesta edição, apenas seis atenderam a todos os critérios exigidos no edital do concurso e também foram considerados aptos a realização da entrevista oral, realizada em Cuiabá pela escola Yes! Inglês e Espanhol, na terça-feira (24.09). Há três anos a direção da escola é parceira da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) na aplicação das provas.

A mais recente seletiva realizada em Cuiabá teve o acompanhamento de Jorge Palomares (selecionado Jovem Embaixador na edição 2012) e Michelly de Jesus Teixeira (Jovem Embaixadora 2013), que promoveram uma roda de diálogo com os alunos relatando as experiências e apresentando análise sobre o processo vivenciado.

No Estado, o processo é acompanhado pela Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), que desde 2008 fomenta a participação dos alunos junto ao programa de intercâmbio cultural. Gláucia Ribeiro, da Coordenadoria de Projetos Educativos, da Seduc, cita que o programa além de potencializar o processo de ensino aprendizado, estimula a cidadania.

Necessariamente, para se inscrever o estudante deve apresentar um excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário na comunidade, boa fluência (ser comunicativo) no idioma inglês, cursar o Ensino Médio da escola pública. “Interessante que os alunos da rede pública já comecem a se mobilizar para as inscrições do ano que vem”.

Jovem Embaixador

O estudante mato-grossense selecionado irá viajar em janeiro de 2014 para os Estados Unidos onde permanecerá pelo período de três semanas. Lá, ele terá uma agenda de compromissos e irá apresentar seu estado, assim como também irá participar de atividades em uma escola de Ensino Médio.

O programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e se estende atualmente a 25 países. Desde o lançamento, 329 brasileiros da rede pública já foram aos Estados Unidos por meio do intercâmbio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet