Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Sesi/Senai leva cinco pernambucanos para intercâmbio nos EUA

Cinco estudantes pernambucanos do ensino fundamental técnico e profissionalizante embarcam, neste sábado (2), para passar 15 dias nos Estados Unidos. Através de um programa promovido pelo Sesi e Senai, os jovens foram selecionados para passar uma temporada no estado do Michigan, onde poderão aprimorar o inglês e verificar de perto a realidade norte-americana em suas próprias áreas, como automobilismo e eletrônica.


João Gabriel Silva, Alberto Félix, Matheus Nascimento, Vanessa Oliveira e Wesley Andrade foram escolhidos após passarem cinco meses se capacitando em um curso de inglês oferecido no Serviço Social da Industria (Sesi), o “Conexão Mundo”. Como pré-requisito, era necessário apenas fazer parte do ensino profissionalizante e técnico das duas instituições: Sesi e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Foram dois meses a distância, um mês presencial e mais dois meses a distância, em uma relação com monitores americanos. Eles tinham que interagir com eles e toda semana realizavam tarefas. Durante a fase presencial, foi monitorada a questão de maturidade e o desempenho da língua”, destacou a coordenadora do programa, Roberta Kacowicz.

Os alunos mantiveram contato com jovens estudantes americanos, capacitados para poderem transmitir conhecimento, através do Skype e do Facebook. Uma das selecionadas foi Vanessa Oliveira, 16 anos, aluna do curso de mecânica automotiva. Na viagem, ela poderá conhecer a fábrica da Ford, que fica nos arredores de Detroit, polo da indústria automobilística norte-americana. “Sempre tive vontade de conhecer o mundo, mas não sabia que iria tão cedo não. Já gostava de inglês, por causa das músicas e filmes, mas nunca pude fazer curso, só na escola. Essa é a chance”, comentou a aluna.

Outro aluno selecionado é João Gabriel Silva, que nunca havia saído sequer do estado de Pernambuco. Morador do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, o jovem acredita que nem o frio que irá encontrar pode atrapalhar seus planos. “Estou tranquilo, mesmo sabendo das diferenças culturais que posso encontrar por lá”, comentou o estudante de eletrônica do Senai. Todos os jovens pernambucanos embarcam na tarde deste sábado, a partir das 14h. A viagem segue para São Paulo e, em seguida, para Detroit, principal cidade do estado de Michigan.

Ao todo, no Brasil inteiro, 47 estudantes participam do programa, dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia e Bahia. De acordo com o Senai, a expectativa é ampliar o programa para os próximos anos. “No ano passado, teve um pequeno programa-piloto na Bahia. Este ano, deve sair, em novembro, novo edital. A proposta é atingir o Brasil todo. Em Pernambuco, o programa pretende atender cerca de 200 alunos, na primeira fase, que queiram aprender inglês, inclusive no interior do estado”, destacou Kacowicz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet