Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Educadores debatem 1º ano de atividade do Pacto pela Alfabetização

Cerca de 650 profissionais da rede pública de Educação de Mato Grosso compartilham até esta terça-feira (19.11), das 7h30 às 17h, no Hotelhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png Fazenda Mato Grosso, as experiências vivenciadas durante o 1º ano de implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Estado de Mato Grosso. O Seminário de Encerramento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


A implantação do Pacto foi iniciada em Mato Grosso em fevereiro de 2013, envolvendo mais de cinco mil alfabetizadores da rede pública que atuam em sala de aula com o 1º ciclo de Formação Humana (estudantes de seis a oito anos). O objetivo é alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade no país.

Durante a abertura do encontro, nesta segunda-feira (18.11), a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou a importância do Pacto e a responsabilidade de todos no sucesso do programa. “Vocês têm a responsabilidade de transformar a capacidade de aprender das crianças em um direito”.

No Seminário, os participantes trocam experiência e relatos sobre as qualificações que oferecem aos profissionais. Neste ano, o foco foi a área de linguagem e, em 2014, o trabalho será na área de matemática. Todos os profissionais recebem uma bolsa como apoio financeiro, formação, e material didático para as crianças desenvolverem as práticas pedagógicas.

Para coordenadora estadual do Pacto em Mato Grosso (UFMT), professora doutora Cancionila Janzkovski Cardoso, o Pacto avançou no trabalho de articulação entre Universidade, Estado e municípios. “Um desafio que estamos conquistando ao integrar interesses diversos em prol do mesmo objetivo”, destaca. Conforme ela, “outra conquista verificada pelo Pacto está em possibilitar a aproximação entre a teoria e as práticas pedagógicas da sala de aula”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet