Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Educação

Plano Estadual de Educação será avaliado pela AL

Integrantes do Fórum Estadual de Educação compareceram à 8ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto na AL/MT nesta quarta-feira (15) para discutir a criação de um instrumento de avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE), que já está no segundo ano de vigência.

“A Assembleia Legislativa faz parte do Fórum de Educação e está dando passos concretos para avaliar o PEE, e assim garantir o cumprimento das metas estabelecidas, apontando o que não foi cumprido para a correção”, explicou o presidente da Comissão, deputado Alexandre Cesar (PT).

“O PEE é fruto de um trabalho árduo de várias instituições e a AL precisa contribuir, exercendo sua função de fiscalizar”, ponderou a vice-presidente da Comissão de Educação, deputada Vilma Moreira (PSB).

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide, afirmou que o instrumento de avaliação do PEE terá base tecnológica para que a sociedade possa acessar os dados. Já o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi Júnior, expôs as metas do PEE para possíveis intervenções. Segundo a secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, o mecanismo de avaliação do PEE em Mato Grosso será inédito no país.

Os deputados da Comissão de Educação também apreciaram os projetos constantes na Ordem do Dia e o presidente Alexandre Cesar anunciou o balanço das atividades da Comissão neste primeiro semestre. Foram realizadas oito reuniões ordinárias e uma extraordinária e apreciadas 75 matérias (entre Projetos de Lei, Projetos de Resolução e Requerimentos), das quais 22 foram sancionadas.

Cesar também leu dois ofícios encaminhados à Comissão de Educação. Em um deles a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, solicita a divulgação do Enem cuja inscrição vai até o dia 17 de julho no site www.enem.inep.gov.br. O exame acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro deste ano em 67 municípios abrangendo todas as regiões do Estado. “Os candidatos não precisarão pagar inscrição de vestibular, nem mesmo deslocar-se para outras localidades”, diz a reitora. O deputado Alexandre Cesar ressaltou que o número de inscritos aumentou muito em 2009 pelo fato de o Enem ser agora o meio exclusivo de acesso a UFMT. “Até o dia 13 de julho deste ano tínhamos 84.198 inscritos no Enem em Mato Grosso, sendo que no ano passado foram 79.134 no total”, ponderou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet