Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Educação

Mestranda estuda atuação dos agentes comunitários de Saúde

A aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Neuza Cristina Gomes da Costa, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Saúde Coletiva nesta sexta-feira (31), às 14h30, na sala 18/ISC, CCBS III. Orientada pela professora doutora Maria Angélica dos Santos Spinelli, a mestranda defenderá a dissertação “Os agentes comunitários de Saúde na equipe de Saúde da Família do município de Sorriso, Mato Grosso.”


A banca será composta pelas professoras doutoras Solange L’Abbate, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marta Gislene Pignatti, Marina Atanaka dos Santos e Maria Angélica dos Santos Spinelli (orientadora).

Resumo - Ao priorizar a Atenção Básica de Saúde na reorganização do modelo assistencial de saúde no país, o Ministério da Saúde elegeu a Saúde da Família como estratégia prioritária. Composto por uma equipe multidisciplinar, o agente comunitário de Saúde assume o papel de integrador de partes (equipe e comunidade) de modo a garantir atendimento integral às famílias. Diante da importância que o agente comunitário de Saúde assumiu na equipe, o estudo abordou as características do sistema de saúde e da saúde da família de Sorriso para contextualizar o cenário de atuação dos agentes e analisou as atividades desenvolvidas nas equipes de saúde da família do município de Sorriso (MT).

O estudo foi realizado no município de Sorriso, que em 2007 possuía 88% de sua população coberta por agentes comunitários de Saúde. A pesquisa é uma avaliação participante, utilizando como procedimentos de investigação a observação participante, questionário estruturado autoaplicável e grupo focal. Para caracterizar o sistema de saúde e a saúde da família, foi utilizado o banco de dados da pesquisa “Os desafios e perspectivas do SUS na atenção a saúde em municípios da área de abrangência da Br-163 no Estado de Mato Grosso”.

Resultados - A Saúde da Família é estratégia priorizada em Sorriso para mudança do modelo de atenção à saúde e para organização dos serviços de saúde, estimulada a partir da descentralização e regionalização da saúde e dos incentivos financeiros, mesmo sendo considerados ainda insuficientes. O grau de implementação das ações assistenciais das equipes de saúde da família é variável.

Os agentes comunitários de Saúde realizam as atividades propostas pelo Ministério da Saúde de forma “satisfatória”. Consideram o acolhimento, o vínculo e o trabalho em equipe como propostas da saúde da família, enfatizando a construção do vínculo como fundamental para realização de suas atividades. No cotidiano de trabalho, há conflitos referentes à sua dupla identidade (membro da comunidade e da equipe de saúde da família) e sofrimento devido ao envolvimento profundo com famílias que atendem.

Conclusão - O estudo demonstra que a saúde da família ocupa lugar central na configuração do sistema de saúde de Sorriso e que os agentes comunitários de Saúde realizam as atividades propostas, no entanto há dificuldades e limites que requerem atividades de educação permanente e de monitoramento pelas equipes e gestores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet