Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

aviso

Peso das provas do Enem será distinto em ao menos 9 das 55 federais

Para quem vai fazer o Enem, um aviso: ao menos nove das 55 universidades federais vão dar pesos diferentes às provas do exame na hora de calcular a nota do candidato --entre elas, a UFSCar e a Unifesp.

Para quem vai fazer o Enem, um aviso: ao menos nove das 55 universidades federais vão dar pesos diferentes às provas do exame na hora de calcular a nota do candidato --entre elas, a UFSCar e a Unifesp.


Isso significa que, a depender da carreira escolhida, o desempenho da prova de matemática pode ser mais importante do que o da prova de língua portuguesa, por exemplo.

Também adotaram pesos distintos as federais de Pernambuco, Bahia, Amazonas e Semi-Árido (RN), além de três em Minas Gerais --Alfenas, Itajubá e Vale do Jequitinhonha.

Para fazer o levantamento, o Fovest consultou as 55 universidades federais do país. Trinta não vão dar pesos distintos às provas do Enem e seis não responderam ao jornal ou não decidiram ainda; outras dez não usarão o Enem no seu vestibular.

A prova do Enem ocorre no próximo final de semana. Serão 180 testes de quatro áreas (português, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) e uma redação.

Vale mais

A UFSCar deu às disciplinas do Enem pesos 1 ou 2. No curso de medicina, por exemplo, língua portuguesa e ciências da natureza valem mais. Já em engenharia, português e matemática têm valor maior do que as provas de ciências humanas e de ciências da natureza.

O motivo dos pesos é "permitir que o candidato direcione sua motivação para o estudo de uma área específica", afirma Vitor Luiz Sordi, pró-reitor adjunto. A UFSCar já atribui pesos, no vestibular próprio, conforme a carreira. O Enem equivalerá à metade da nota do aluno no processo seletivo. A Unifesp afirmou que definirá os pesos das carreiras nos próximos dias.

Quem preferiu considerar igualmente as provas do Enem justifica que o exame ainda é muito recente. É o caso da UFU (Universidade Federal de Uberlândia, em MG). "É a primeira vez que o Enem acontece dessa forma. Achamos melhor fazer de um jeito mais simples primeiro, para depois verificar qual o melhor caminho", afirma Waldenor Barros Moraes Filho, pró-reitor de graduação. Conferir pesos seria uma mudança brusca, disse ele. Na UFU, o Enem será a primeira fase do vestibular.

E como estudar diante de regras tão distintas? O melhor é se preparar do mesmo modo para todas as disciplinas, afirma Tadeu Terra, do COC. "O candidato tem sempre de pensar de maneira geral. Cada universidade terá uma composição diferente da nota. Se se preparar para uma, deixará de lado duas ou três. Ele tem que ir bem em todas as matérias e tentar fazer o máximo de pontos."

Edmilson Motta, coordenador do cursinho Etapa, tem opinião semelhante. Aluno do Etapa, Julio Cesar Lopes Filho, 18, prestará medicina na UFSCar, na Unifesp e na Unicamp. Ele diz será "beneficiado" com a opção da primeira de dar peso maior para português e ciências da natureza. "Seria muito pior se o peso fosse para matemática."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet