Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Acordo entre Cuiabá e Cabo Verde prioriza educação

A Prefeitura de Cuiabá e a Cidade de Praia, capital de Cabo Verde, assinaram ontem (17-11) o Acordo de Geminação entre Cuiabá e Praia, que prevê o estreitamento das relações entre as duas capitais nos setores cultural, educacional e de negócios.


Durante a cerimônia, a assessora especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e de Gênero de Cuiabá, Jacy Proença, relembrou que em 2005 o município manteve as primeiras conversações com países africanos, mas foi em 2008 que essa aproximação se fortaleceu com a realização do evento Cuiabá Abraça a África.

O encontro, realizado em maio do ano passado, contou com a participação de autoridades de Cabo Verde, Moçambique e Angola e teve como objetivo discutir uma educação que valorize a diversidade étnico-racial, já implementada na rede básica de ensino do município, que contribua para o combate ao racismo e vise o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania.

O presidente da Câmara de Praia, José Ulysses Correia, elogiou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Wilson Santos na capital e afirmou que o intercâmbio irá promover os dois países. “Esperamos principalmente firmar vários convênios na área da educação”.

Comungando da mesma opinião, o cônsul-geral de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, afirmou que vários acordos artísticos e culturais foram assinados e que espera ampliar a parceria. “Cabo Verde já conhece a beleza de Mato Grosso e de Cuiabá e esse entrelaçamento permitirá maior aproximação entre as duas nações”.

“Estamos consolidando as relações com a África, e começamos por Cabo Verde. Mas é uma relação diferente do que já tivemos e que nos envergonha. Mas nunca é tarde para mudar. Agora queremos uma relação de irmandade”, afirmou Jacy Proença durante a assinatura do acordo.

Entre as ações previstas no documento está o intercâmbio educacional entre Cuiabá e Praia, que prevê qualificação, por meio de uma universidade pública da cidade africana, de professores da rede municipal de ensino da capital, sobre a história e a cultura africana. Em contrapartida, a capital mato-grossense possibilitará o acesso ao ensino superior a alunos cabo-verdianos nas áreas onde o país é mais carente de formação, como em medicina, engenharia civil e tecnologia da informação.

Segundo Jacy Proença, a expectativa é que a qualificação para os docentes da capital comece no início de março, pois as discussões sobre o assunto já estão avançadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet