Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Escolas debatem uso de sacolas retornáveis

Como conscientizar os estudantes a trocar as sacolas plásticas de supermercado por sacolas retornáveis? Essas e outras dúvidas a respeito do polêmico assunto foram discutidos na quarta-feira (18) entre diretores, coordenadores pedagógicos e representantes de professores, no auditório do Conselho Municipal de Educação.


Segundo a coordenadora da equipe do Projeto Sala Verde da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Tereza Gomes da Cunha, trata-se de uma campanha de sensibilização do uso de um material retornável, pois as sacolas comuns de plástico geram impacto negativo à natureza.

“Para se ter uma idéia, do impacto, essas sacolas comuns não são biodegradáveis (que podem ser decompostas no próprio meio-ambiente) e levam de 400 a 500 anos para serem decompostas”, avalia. No entendimento dela, o uso de sacolas retornáveis ainda é incipiente.

Tereza Gomes acredita que, fazendo um trabalho inicial com os educadores, será possível formar novas gerações mais preocupadas com a preservação do meio-ambiente. O trabalho está sendo feito em parceria com uma rede de supermercados que distribuiu algumas sacolas para os participantes.“O problema é que as sacolas retornáveis são vendidas, mas em breve poderão ser distribuídas. Tudo vai depender da postura do comércio em geral”, ressalta.

A professora Eli Maria, da Escola Municipal Doutor Gabriel Muller, da localidade do Capão do Pequi, uma das participantes do encontro, já é usuária de sacolas retornáveis. Trabalhando com crianças de quatro a cinco anos, Eli acredita que essa é a idade ideal para introduzir novos hábitos. “A conscientização desde cedo é fundamental. A educação infantil é a base de tudo”, destaca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet