Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

aniversário

Liceu Cuiabano comemora 130 anos de criação

Foto: Reprodução

Liceu Cuiabano comemora 130 anos de criação
Cento e trinta anos depois de criado pela Lei provincial nº 536 de 3 de dezembro de 1879, a Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller” comemora aniversário de criação nesta quinta-feira (3/12). Criada para atender a elite, ganhou as diferentes camadas sociais e atende hoje cerca de 130 comunidades em Cuiabá, um total de 1500 alunos do Ensino Médio.


O coordenador pedagógico da Escola, Alceu Trentin, acredita que ainda hoje o Liceu Cuiabano tem seu diferencial. Segundo ele, uma escola privilegiada não apenas pela história, mas pela própria matriz curricular. “Temos mil horas/aula, 200 a mais que as outras escolas”, diz.

Com todas as mudanças ocorridas no sistema educacional nos últimos 130 anos, a escola carrega a proposta de “permitir ao aluno avanços no conhecimento, dando a ele a chance de aprender”, destaca o diretor Francisco de Assis Pereira dos Santos.

A escola foi instalada inicialmente no prédio, onde hoje está o “Ganha Tempo”, passando depois para o Palácio da Instrução, Correios, até que em 1944 ganhou sede própria, na Praça General Malett, no Quilombo. No quadro de docentes passaram pela escola Issac Póvoas, Nilo Póvoas, Dunga Rodrigues, Cesário Neto, entre tantos outros vultos da história mato-grossense.

Desde a fundação, o Liceu Cuiabano registra no quadro de ex-alunos nomes ilustres no país, entre eles Marechal Cândido Rondon, Presidente Eurico Gaspar Dutra, Professora Maria Dimpina Lobo Duarte – primeira mulher a estudar na escola -, Professor Aecim Tocantins, Deputado Carlos Bezerra, ex-senador Júlio Campos, ex-governador Dante Martins de Oliveira, ex-senador Antero Paes de Barros, dentre outros.

A criação do prédio em 1944 foi iniciativa do interventor do Estado Júlio Strübing Muller. Junto com outras obras significativas para o Estado, construídas pelo então engenheiro Cássio Veiga de Sá, foi erguida a sede própria do então Colégio Estadual de Mato Grosso. Mais tarde com o decreto 480, de 29 março de 1976, passou a denominar-se Escola Estadual de 1° e 2° Graus.

No governo de Cássio Leite de Barros um outro decreto (n°. 1752 de 13 de março de 1979), voltou ao antigo nome de Liceu Cuiabano. Em 1998 o decreto Lei n° 2.812, de 11 de dezembro, homenageou a professora e esposa de Júlio Muller, denominando Escola Estadual de I e II Graus Liceu Cuiabano “ Maria de Arruda Muller”. O título ficou definitivo em 11 de outubro de 2000, pelo decreto nº 1826, passando a denominar Escola Estadual Liceu Cuiabano “ Maria de Arruda Muller”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet