Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Educação

Unicamp cobrará 3 redações na 1ª fase e Enem passa a ser obrigatório

A prova da primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passará a ter 48 testes de múltipla escolha, com quatro alternativas, em vez de 12 questões discursivas. O candidato também deverá fazer três redações, em vez de uma única. Outra novidade é que os exames da segunda fase serão aplicados em três dias, com o conteúdo distribuído em três áreas do conhecimento.


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará valendo até 20% da nota da primeira fase. No entanto, o seu uso passa a ser obrigatório para todos os candidatos.

“O Enem tradicionalmente ajudava quem ia bem na nota. Entao, quem não tinha feito o Enem podia sair prejudicado. Passamos a tornar o seu emprego obrigatório para que todos fiquem no mesmo pé de igualdade”, afirmou Renato Pedrosa, coordenador executivo da Comvest, que aplica o vestibular da Unicamp.

O anúncio oficial das mudanças foi feito nesta sexta-feira (4) no campus da Unicamp em Campinas. O processo seletivo realizado neste ano para ingresso em 2010 não sofrerá nenhuma alteração.

Até então, o candidato podia escolher um entre três gêneros (dissertação, narração ou carta). A partir do processo seletivo para ingresso em 2011, as três redações, de gêneros diferentes e não previamente determinados, serão obrigatórias para todos.

Segundo o coordenador executivo da Comvest, não haverá número determinado de linhas para cada redação. “Estatisticamente, o número de linhas da redação dos candidatos que disputam os cursos mais concorridos é menor do que o número de linhas do texto de quem concorre a uma vaga numa graduação menos disputada. Não é o número de linhas que vai determinar a qualidade da redação, mas a proposta.”

Na parte das questões, os 48 testes serão divididos em três áreas: matemática (12 testes); ciências humanas (6 testes de geografia e 6 testes de história); e ciências da natureza (6 de biologia, 6 de física e 6 de química).

Segundo o G1 havia adiantado, o objetivo é selecionar melhor na primeira fase os candidatos em cursos muito concorridos, como medicina, que tem cerca de 80 pessoas disputando uma vaga. Com um número maior de questões, a capacidade de seleção aumenta porque diminui a chance de empate técnico.

Na segunda fase, as alterações dizem respeito à distribuição das questões em áreas e não mais em disciplinas. Hoje, os vestibulandos têm quatro dias de provas, divididas em oitos matérias. A partir do processo seletivo de 2011, a divisão será por três áreas, aplicadas em três dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet