Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Enem terá mesmo nível de dificuldade do exame vazado; prova começa hoje

O Enem, prova que vai avaliar 4,1 milhões de estudantes brasileiros e contará para o ingresso em cerca de 40 universidades federais, começa a ser aplicado neste sábado (5). De acordo com Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (órgão responsável pelo exame), a prova terá o mesmo nível de dificuldade da versão anterior, que foi cancelada após vazamento em outubro.


- A prova vai ser semelhante a que foi divulgada e seria aplicada em outubro. A metodologia é a mesma, a dificuldade é a mesma. Então, espera-se uma prova similar àquela.

O presidente do Inep confirmou também que o resultado do exame será em escala de zero a 1.000 e que as questões estarão na ordem das mais fáceis para as mais difíceis.

Neste sábado (5), os estudantes terão quatro horas e meia para responder a 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza e ciências humanas. O R7 trará a correção por volta das 17h.

O portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55. A prova começa às 13h e dura até as 17h30. Os candidatos podem entregar o exame duas horas após o seu início, mas só levará a prova para casa quem permanecer na sala por, no mínimo, quatro horas.

Método antichute

Este ano, a correção do Enem será baseada num método chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). Conhecido também como “antichute”, ele dá um peso diferente para cada questão. Ou seja, se o aluno acertar cem perguntas, não fará cem pontos.

O TRI parte do princípio de que é muito improvável que uma pessoa que não saiba as questões mais fáceis, acerte as difíceis em uma mesma disciplina. Por isso, quem acertar perguntas difíceis e errar fáceis em português, por exemplo, perderá pontos.

- Isso não significa que as pessoas vão melhor se não chutar do que se chutar. O sistema vai olhar o padrão de respostas. Se uma pessoa acerta dez questões mais fáceis e outra dez questões mais difíceis, ele pode até dar uma nota maior para quem acertou as mais fáceis. É muito improvável que a pessoa só acerte as difíceis, e não as fáceis.

Segurança

Segundo Fernandes, a distribuição da prova terá segurança máxima. Todo o percurso dos cadernos será feito com escolta do exército, da polícia rodoviária federal ou da polícia militar dos Estados. E todo o andamento será monitorado pelo MEC.

- Nós contratamos uma gráfica de segurança máxima. Ela foi escolhida, não só pela sua capacidade técnica, mas por ser especializada em produzir material sigiloso. É um grande esforço para a realização dessa prova. Isso me dá segurança de que nós fizemos o melhor que podia ser feito para garantir a segurança.

O que levar

Os candidatos devem comparecer aos locais de prova com caneta esferográfica azul ou preta, original do documento de identificação e o novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Não será aceito o cartão anterior, na cor branca.
Não é permitido levar telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, mp3 ou outros, microcomputadores ou similares.

Resultados

O MEC divulgará o gabarito oficial das provas a partir das 20h de domingo (6). O resultado consolidado do Enem sairá até 5 de fevereiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet