Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Educação

dia de exame

Redação do Enem traz ética como tema neste segundo dia de prova

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 é sobre ética. Os candidatos tinham de se basear numa coletânea com três textos para escrever sobre o papel do indivíduo frente à ética nacional, segundo informaram os primeiros alunos a deixar o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na Asa Norte.


“O tema é bem atual, principalmente depois do que aconteceu aqui em Brasília”, afirma Leandro Prado Gontijo, 23 anos, referindo-se às denúncias de corrupção envolvendo o escândalo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Para Gontijo, a prova manteve o mesmo nível de sábado. “Estou fazendo o Enem como um teste, pois já curso jornalismo.”

A estudante Daniela Barroso, 17 anos, achou a prova mais difícil do que o teste que vazou em outubro. “A que vazou era ridícula", disse. Rayan de Freitas achou a prova deste domingo mais difícil que a de sábado. "Em relação à a parte de matemática, a redação foi tranquila", afirmou.

Além da redação, os estudantes fazem neste domingo (6) as provas de matemática e linguagens. O tempo mínimo de prova é de duas horas. Os candidatos só poderão deixar o local de prova com o caderno de questões a partir das 17h.

Cerca de 4 milhões de candidatos eram esperados para fazer o exame em mais de 1.800 municípios brasileiros.

No sábado (5), os estudantes fizeram as provas de ciências da natureza (biologia, química e física) e ciências humanas (geografia e história).

O primeiro dia da prova foi marcado por confusão em algumas cidades. Em São Paulo, estudantes que estiveram em uma faculdade em Santo Amaro, na Zona Sul, reclamaram que o local de prova indicado no questionário socioeconômico estava errado. E que, até acharem o local certo, perderam o horário do teste. Em outro local de prova, um grupo de retardatários chegou a chacoalhar os portões.

Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro também houve tumulto. Em Minas, um portão chegou a ser arrombado por um grupo de estudantes que chegou atrasado.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em nota, neste sábado que "a prova foi realizada dentro de absoluta tranqüilidade, apenas com registro de ocorrências comuns relativas a alunos que se apresentaram atrasados". Também informou que as provas nas cidades de Brejetuba e Itatiba, no Espírito Santo, foram adiadas em função da ocorrência de enchentes.

Vazamento

As provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após ocorrer o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo. Cinco pessoas foram indiciadas pelo ocorrido. Depois do episódio, diversas instituições desistiram de usar o resultado do Enem no seu processo seletivo, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet